O Papel do Gestor e a Auto-Estima dos Funcionários-Uma Análise da Liderança nas Organizações



BEATRIZ APARECIDADE MOURA

JOYCE SOARES RIBAS

JUCIELE OTTONE MALAQUIAS MARTINS

LUANA PÉRSIA DINIZ

MÍRIAN DUARTE MACHADO GONZAGA DA SILVA

A Teoria das Necessidades (a pirâmide de Maslow), a Teoria dos Fatores Higiênicos, de Herzberg e a Interferência do Clima Organizacional para o sucesso da Organização e as relações interpessoais são fatores que influenciam o comportamento humano e definem a cultura na empresa. Nessa perspectiva, este ensaio busca mostrar a relação que existe entre a liderança, o clima interno da organização, os valores e crenças do Gestor e a influência que ele exerce na autoestima dos funcionários. 

Pesquisar sobre o papel do líder, motivação, autoestima e relações interpessoais é entender como as pessoas se relacionam, como elas se conhecem e  como  os  outros  as  vêem, uma vez que os funcionários passam a maior parte de suas vidas dentro de uma empresa; e que as empresas são construções sociais, pretende-se neste trabalho analisar o papel do líder na definição do clima organizacional e a sua contribuição nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Assim, uma pessoa que quer se fazer líder em uma organização não pode se privar de conhecer profundamente como suas atitudes interferem e/ou afetam as pessoas de forma positiva e/ou negativa, modificando assim comportamentos no interior das instituições.

Nessa perspectiva, uma das teorias mais conhecidas sobre a motivação humana é a hierarquia de necessidades, de Abraham Maslow. De acordo com essa teoria, cada ser humano se satisfaz dependendo do grau de exigência que ele tem para consigo mesmo. A satisfação de cada nível de necessidade da pirâmide é pré-requisito para se atingir o nível seguinte, e, conseqüentemente, influencie o seu comportamento.

Nesse sentido, o comportamento humano é dinâmico: um indivíduo pode num dado momento ter o desejo de auto-realização profissional e, no momento seguinte, ter a necessidade de carinho, afeto, caso esse mesmo indivíduo tenha sofrido uma perda como um falecimento, por exemplo. No entanto, transitar por essa pirâmide não depende somente das condições externas, mas também, das circunstâncias de vida de cada um, da sua trajetória, em particular.

Com isso, as necessidades atuam em conjunto prevalecendo sempre a necessidade maior, desde que as outras estejam já satisfeitas. Caso um líder tenha suas necessidades inferiores não satisfeitas, poderá acarretar uma frustração na sua forma de liderar. 

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Autor: Juciele Ottone Malaquias Martins


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