Quem é seu pastor?



Quem é seu Pastor?

 

Pr.George Emanuel.

 

O Pastor é um híbrido de Homem e Anjo, nem totalmente mundanizado, nem totalmente espiritualizado, mas ungido por Deus para ser um ministro e embaixador do Céu sobre a terra. O Pastor é um cooperador, é um  facilitador na obra do Senhor,  é um servo voluntário. Assim como Jesus, o pastor é caracterizado pela unção do Espírito (Lc 4:18-19 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,  19 a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor). O Pastor também deve ser reconhecido pelo seu amor pelas ovelhas. Porque quando isso acontece, o amor de Cristo (Ágape) se estende naturalmente sobre àqueles a quem Jesus Cristo também ama, isto é, o Seu rebanho.

 

Jesus perguntou a Pedro: "Pedro, tu me amas? Simão, filho de Jonas, tu me amas verdadeiramente?" A pergunta foi essa. A pergunta foi Pedro agapos me? Tu me amas verdadeiramente? E Pedro deu uma resposta infeliz. Os irmãos viram que na Bíblia, Pedro dizer assim: "Senhor, Tu sabes que eu Te amo." Mas Jesus perguntou três vezes, "Senhor, Tu sabes que eu Te amo". Ele não disse agapo te. Pedro, agapos me? Ele devia responder, "Agapo te". Ele disse: "Filo te" é outra palavra. Filo vem de filos que quer dizer amigo. "Senhor, Tu sabes que eu sou teu amigo". Foi isso que Pedro respondeu para Jesus, que pergunta de novo: "Pedro, tu me amas de verdade?". "Ó Senhor, Tu sabes que eu sou teu amigo." E finalmente, a resposta, "Senhor, Tu sabe todas as coisas. Tu sabes que eu te amo". Por isso, Jesus disse, "Apascenta os meus cordeirinhos, pastoreia minhas ovelhas."

O amor a Jesus Cristo é condição sine qua non para que um Pastor possa se sustentar no Ministério Pastoral e no Ministério da Palavra. Por isso, entristeceu-se Pedro, porque Cristo lhe perguntou a terceira vez se o amava.  E verdade que a matéria e a instância do exame de Pedro era muito para ele dar cuidado. Quando eu li estas palavras à primeira vez, pareceu-me que seria este exame de amor algo muito repetitivo. Mas depois que Pedro respondeu na mesma forma a terceira vez, que amava, o que o Senhor lhe disse foi: apascenta minhas ovelhas (Jo. 21,17). Parafraseando o texto, é como se Jesus disse-se a  Pedro:  Já que me amas tanto, mostra o teu amor para comigo apascentar as minhas ovelhas. Porque para apascentar as ovelhas de Cristo há necessidade de tanto aparato de exames de amor de Deus? Uma vez, se me amas, e outra vez, se me amas, e terceira vez, se me amas? E não só, se me amas, senão, se me amas mais que todos? Impressionante a Palavra de Jesus a Pedro.  As ovelhas que Pedro havia de apascentar, eram os eleitos de todo o mundo, as quais Cristo queria trazer e ajuntar de todo a Ele, e fazer dos eleitos um só rebanho, que é a Igreja, debaixo de um só Sumo-Pastor, que é Cristo. De maneira que o rebanho que Cristo colocaria nas mãos de Pedro e dos demais apóstolos, não era rebanho feito, senão que se havia de fazer.  E as ovelhas não eram ovelhas mansas, senão que se haviam de amansar, pois o rebanho seria constituído de pecadores miseráveis que haveriam de se tornarem santos em Cristo, remidos pelo poder do Seu sangue. Eram bárbaros e incultos, eram pessoas cruéis e carniceiras, eram desumanos, irracionais, foras da lei, incrédulos e transgressores, mas que por meio da fé em Cristo e do batismo nas águas, bem como no batismo do Espírito Santo se haviam de fazer cristãos; e para apascentar e amansar semelhante rebanho, para doutrinar e cultivar semelhantes gentes, é necessário um cabedal grande de amor a Deus. É necessário primeiramente amar a Deus.  E amar mais e mais, amar a Deus uma, duas e três vezes, e não apenas isso, deve-se amá-lo mais que todos.

Se for necessário muito amor para ser pastor de ovelhas,  de ovelhas famintas e sedentas que comem nos prados e bebem nos rios. Que amor será necessário para ser pastor de ovelhas, que por vezes comem os pastores e lhes bebe o sangue? Por isso Cristo examina três vezes o amor de Pedro para com Ele, por isso o Espírito Santo, Deus de amor, vem hoje a formar um Anjo-Homem em um Pastor para que ele dê a vida pelas ovelhas como Cristo deu a vida por ele. É na Escola do Amor e da Sabedoria Divina,  que os homens  são formados “Pastor”. O Pastor  é aquele que te Ama mais do que todos, e dar sua vida por você.


Autor: George Ferreira


Artigos Relacionados


A Confissão De Pedro.

O Dia Da Paixão Por Jesus

Eu Sou A Porta

Ação De Graça

Jesus Cristo.

Os Pastores Devem Receber SalÁrio ?

Foge Sempre