Pedagogia do Letramento e da Alfabetização



Pedagogia do letramento e da alfabetização;

A pedagogia do letramento e da alfabetização uma vez bem trabalhada, bem explicada com organização, com planejamento é algo fundamental para o desenvolvimento escolar de uma criança ou adulto na fase de alfabetização, não devemos esquecer que ambos os métodos são necessários para o ensino. Não queremos leitores comuns, precisamos de leitores que pense, que perceba a vida e o mundo da escrita, ser alfabetizado é participar da sociedade de uma forma efetiva, portanto precisa-se mais que alfabetizar é necessário letrar.

Os educadores devem ficar atentos quanto o ensino, mostrar e explicar que ninguém escreve como se fala ou fala como se escreve, corrigir de caneta vermelha os erros ortográficos e não explicar o porque do erro não irá adiantar nada, é fundamental que o aluno aprenda a estrutura da escrita, descobrir que falar é diferente que escrever por exemplo, fala-se “cidadi” e escreve cidade, além disso o educador tem que planejar os conteúdos de uma forma que vai trazer sentido para o aluno naquilo que ele está fazendo ou seja uma aprendizagem contextualizada, podendo ser aula de campo, relatório do dia-a-dia, lista de compras, cartas, etc. Fazer com que essa atividades estejam ligadas no seu sistema de vida, isso faz com que a criança ou o jovem aprenda dentro de um processo significativo.


Autor: Clodoaldo Moreira


Artigos Relacionados


A Questão Do Letramento Na Alfabetização De Jovens E Adultos

Como é Possível Avaliar Os “erros” De Escrita Das Crianças No Processo De Alfabetização?

O Significado De Alfabetização E Letramento

Letramento E AlfabetizaÇÃo

Ciranda De Roda Ou Ensino-aprendizagem???

Os Fundamentos Da Prática De Ensino Da Alfabetização E Do Letramento Para Crianças De Seis Anos

AlfabetizaÇÃo Infantil:a ImportÂncia Da FamÍlia Para O Socioconstrutivismo