Estudo o pecado e o seu antídoto



Do que Jesus precisa me salvar?

Jesus precisa te salvar do poder do pecado.

Porque Ele quer me salvar?

Porque Ele te ama.

Do que Ele quer te salvar?

Da conseqüência do pecado.

Qual é a conseqüência do pecado?

A conseqüência do pecado é a morte eterna, a separação completa do homem, de Deus.

Como faço para Ele me salvar?

Aceitando a Ele, como o seu Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador.

Como posso ter certeza da minha salvação?

Conhecendo a palavra de Deus e a obedecendo;se convertendo do mal caminho a cada dia.

 

Que pecado é esse, que eu nem sei se cometi?

Esta é uma pergunta importante que nos remeterá ao estudo da doutrina do pecado e da salvação.

 

 

A

dão e Eva formavam o primeiro casal (Gênesis 2.7, 22), eram à semelhança do Senhor; puros e sem pecados (Gênesis 1.26,27), residiam no Jardim do Éden (Gênesis 2.15), um paraíso criado exclusivamente para a habitação no ápice da criação. Deus determinou algumas regras (Gênesis 2.16,17) para a boa vivência dos primeiros humanos, no entanto, Adão e Eva em desobediência às ordens divinas, pecaram (Gênesis 3.1-7). O pecado determinou a sua expulsão do Éden, bem como, a quebra da comunhão antes existente entre Criador e criatura.

 

Definição de pecado: Pecado é o mesmo que desobediência.

Desobediência de uma ordenança direta de Deus.

Qual era a tal ordenança?

(Gênesis 2.16-17)

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

 

Quando essa ordenança foi desobedecida a aliança que o Deus tinha com o homem foi quebrada.

 

Isso foi o suficiente para o homem perder a glória que Deus havia dado a ele.

Após isso o homem passou a ser mortal pois: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 6.23)”

 

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Rm 5:12)

 

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Rm 3:23)

 

Ao homem foi entregue a Terra para cuidar dela e a lavrar, mas quando o homem deixou de ouvir a Deus para ouvir a serpente ou seja, satanás que estava incorporado na serpente, passou a ser servo de satanás, e a Terra passou a ser de satanás também.

 

Pois esta escrito: “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado”. (Jo 8:34)

 

O homem foi enganado por satanás que estava incorporado na serpente. “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (Gn 3:1)

 

Mas o que satanás estava fazendo lá no jardim do Éden e como ele chegara até lá?

Bem este é outro episodio que não esta em Gênesis, mas espalhado por toda a escritura sagrada em figuras de linguagem, se você esta preparado para conhecer a verdade aqui vamos nós, antes, porém para que você entenda tudo que vai ler é necessário que agora se utilize da fé isso não a partir de agora, mas desde o começo, pois sem fé é impossível agradar a Deus, e se você por acaso não tem a mínima idéia de o que é a fé vamos ler em Hebreus: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11:1)

 

Basicamente isso é fé, você não pode ver, mas acredita que existe, ainda não aconteceu, mas você tem certeza que vai se realizar.

 

Satanás era um anjo de luz responsável por guardar o monte santo de Deus como é relatado em (Ezequiel 28:14-18). “14. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

15. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

16. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim protetor, do meio das pedras afogueadas.

17. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

18. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.

 

“No verso 15 a iniqüidade era a vontade de ser como Deus ele dizia em seu coração em Isaias:” (Isaias 14:13-15). E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

14. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

15. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. ”            

Acima das estrelas de Deus quer dizer acima de todos os anjos, o sentimento que satanás dava vazão era o da cobiça, por isso Deus proibiu a cobiça.

No verso 16 do Cap. 28 de Ezequiel que fala da multiplicação do teu comércio é quando ele engana os anjos do céu.

Quando satanás foi banido dos céus com ele também foi a terça parte dos anjos que ele havia enganado, ele conseguiu isso pois os anjos nunca haviam ouvido uma mentira por isso foram banidos juntamente com satanás.

Essa narrativa esta no livro de (Apocalipse 12:4) 4. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra;

 

Na ocasião antes de ser banido Deus havia advertido satanás por varias vezes, mas ele não aceitava a correção divina, então quando a situação ficou insustentável houve uma grande batalha nos céus como esta escrito em (Apocalipse 12:7-9). 7. E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

8. Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

9. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

 

Chamo a atenção para o inicio do nosso estudo onde diz “a antiga serpente” Gênesis “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? (Gn 3:1)

Ou seja, a serpente satanás.

Satanás é o príncipe das trevas seu nome é Lúcifer que significava provido de luz, a Bíblia relata que a luz e o fogo do próprio Lúcifer o consumiu o tornando e cinzas, como está escrito acima em (Ezequiel Cap.28:18) 18. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.

 

Aqui já identificamos a origem de satanás e como ele se tornou satanás, que quer dizer adversário de Deus.

E os demônios são os anjos que foram banidos juntamente com satanás por terem dado ouvidos a ele e curiosamente com nós os homens ocorreu a mesma coisa, fomos enganados pelo diabo.

Mas ai então a dúvida, porque Deus não perdoa o diabo? Ora simplesmente porque ele não tem mais o direito do perdão de Deus e também não quer o perdão de Deus.

Não tem, pois ele já vivia com Deus e conheceu toda a glória, e mesmo assim não se arrependeu da sua rebelião, portanto já esta condenado e sabe disso.

“Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” (Ap 12:12)

 

O objetivo deste estudo é entendermos como diz o titulo do mesmo “Do que devo ser salvo

 

No entanto não se preocupe, pois tenho plena certeza que o Espírito Santo de Deus vai lhe instruir na palavra de Deus, que é a Bíblia sagrada este estudo é tão somente para lhe iniciar na Santa Escritura, passando a conhecer a Deus através da sua palavra viva e eficaz e transformar a sua vida em um manancial de bênçãos.

 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16)

Assim Deus enviou o seu único filho para anunciar o evangelho da salvação a todos os povos, evangelho a saber, seu significado é, “boas novas”.

Noticias do plano de salvação de Deus.

 

Tudo que se passou no antigo testamento eram sombras do que aconteceriam no novo testamento e nos tempos de hoje. Muitas revelações e promessas já se cumpriram novo testamento, mas algumas profecias ainda estão por se cumprir, por isso para entendermos o plano de salvação de Deus para a humanidade é necessário olharmos antes o antigo testamento. Lá no antigo tudo era mais difícil pois as profecias eram por figuras e somente os profetas entendiam, já no novo testamento tudo é mais claro e objetivo não que não necessite mais da revelação de Deus, mas é mais simples de se entender.

 

Entendo que se alguém lhe perguntar porque devemos aceitar a Jesus como nosso  único, suficiente, exclusivo e eterno salvador você já sabe responder, mas agora temos que entender o mistério da salvação e sua mecânica, como funciona como Deus age para salvar a sua criação.

 

No princípio de todas as coisas quando o homem pecou, no paraíso já houve um sacrifício para encobrir o seu pecado . Podemos também perceber que o homem tentou se cobrir com folhas. “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”. (Gn 3:7)

Essa foi a primeira tentativa do homem de se aproximar de Deus, de sua própria maneira do seu próprio jeito, porém não foi suficiente, não deu certo porque o  Deus Único e Criador fez túnicas de peles para eles. E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. (Gn 3:21)

Percebemos que pelas nossas obras não conseguimos nos aproximar do Altíssimo, mas somente pela misericórdia do próprio Deus Vivo, e o sacrifício podemos entender que foi de um animal, de uma ovelha talvez, a Bíblia não define qual seria este animal porém um animal que possuía pele, o sangue foi derramado deste animal foi a primeira vez em que a Terra experimentava sangue.

 

Deus já mostrava ali que todo para todo o pecado deveria haver derramamento de sangue para que o mesmo pudesse ser encoberto. Também cada dia prepararás um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações, e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele; e o ungirás para santificá-lo”. (Ex 29:36). Isso quer nos dizer que toda alma que peca a penalidade é a morte porém se sangue for derramado em favor do que cometeu o pecado este estará perdoado e livre do pecado pois o mesmo encoberto pelo sangue que foi derramado.

 

Naquela época havia uma pessoa separada para fazer os tais sacrifícios denominado sacerdote, ele era responsável em oferecer os sacrifícios ao Senhor pelo pecado do povo e pelos seus próprios pecados. Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao Senhor, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado.

 (Lv 4:3)

 

E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado. (Lv 4:20)

 

Então vemos que o novilho o animal escolhido para se fazer o sacrifício pelos pecados, isso era apenas sombras do que aconteceria no novo testamento onde Jesus o filho do altíssimo é comparado com um cordeiro. Foi dito isso acredito que pela primeira vez em Isaias :Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca”.

(Is 53:7)

Aqui fala claramente do filho de Deus, Jesus, que foi preso, amarrado, esbofeteado, cuspido, humilhado e não abriu a sua boca para se defender.

E no livro de João veio a confirmação de que Jesus é realmente o cordeiro de Deus: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo 1:29)

 

Reparou no que João Batista disse :” Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”

 

Lá no começo os sacerdotes com os sacrifícios, somente encobria os pecados, porém Jesus os tira com o seu próprio sangue.

Um outro detalhe muito importante Jesus além de ser o cordeiro que tira o pecado do mundo ele também assume a função definitiva de único e eterno sacerdote ou seja, aquele que nunca perde o status de  sumo sacerdote.

 

No antigo testamento existe uma outra sombra do que haveria de ser que é o mistério do sacerdócio que esta em Números do Cap.35:11 ate o verso 32.

Que em resumo diz que foram criadas algumas cidades de refúgio, para que se alguém matasse uma pessoa acidentalmente tem o direito de se refugiar das mãos do vingador do sangue do morto sendo este vingador parente do morto, uma vez o homicida na cidade de refugio se aproxima do sacerdote e com ele aguardaria o seu julgamento perante o seu povo, porém se o sacerdote morrer o homicida pode sair da cidade do refugio para a sua terra e o vingador do sangue não pode mais toca- lo já que o sacerdote já morrera. Isso quer dizer a luz da Bíblia, que, o sumo sacerdote é Jesus e o vingador do sangue é satanás e que se nos achegarmos a Jesus que é o eterno sumo sacerdote e que já morreu e ressuscitou, o nosso acusador  não tem poder sobre a nossa vida, mas para isso temos que admitir que Jesus é o nosso único, suficiente, exclusivo e eterno salvador, para que esta lei haja sobre a nossa vida.

(Hebreus 5:6-10)

6. Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

7. O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.

8. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.

9. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;

10. Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

 

Aprendemos aqui que Jesus é o Sumo sacerdote aquele que além de limpar o homem de todos os seus pecados através do perdão, tem também o poder de livrar o homem da segunda morte.

 

E agora acabamos de complicar com essa história de morte eterna; o que é a morte eterna?

 

Bem, vamos  então até (Apocalipse 2:11) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Ap 2:11) 

Aqui notamos mais uma afirmação que em princípio soa estranha “O que vencer” , o que vencer o que? (Gálatas 5:19-23)

O vencer significa não se entregar as concupiscências da carne a saber desejos da carne, e quais são os desejos da carne?               

19. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

20. Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

21. Invejas, homicídios, bebedíces, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

22. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

23. Contra estas coisas não há lei. 

Agora ficou claro, aquele que rejeitar todas estas coisas citadas acima herdarão a vida eterna através do sangue de Jesus Cristo.

Agora como posso ter certeza de que estas coisas são fiéis  e verdadeiras?

Através da fé, simplesmente baseado no fato de que tudo que foi criado foi criado por ele e para ele como relatado em (Colossenses 1:16) Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 

E todo aquele que o receber como seu único, suficiente, exclusivo e eterno salvador tem o poder de ser feito de filho de Deus , isto está relatado em (João 1:12) Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 

Porém da mesma forma também está escrito que quem o rejeitar diante dos homens também será rejeitado diante do Pai e dos anjos leia em  (João 12:48) Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho.

 pregado, essa o há de julgar no último dia. (Jo 12:48) 

E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. (Lc 12:8)

Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. (Lc 12:9) 

Agora pense, você quer ser negado  pelo próprio Jesus diante dos anjos e do Pai?

08/08/2012


Autor: Edson Junior Dos Santos


Artigos Relacionados


Duas Ou Três

Cheio De Segredo

Ocultismo

O Homem Quedou

Divino Ser

O Homem No Início...

Cocaína Na Cintura