Franquia de escola de idiomas - Conheça o trabalho dos corretores



As consultorias de franquias oferecem apoio às redes franqueadoras para desenvolver um modelo operacional que facilite a expansão. Existem empresas especializadas em criar modelos de negócios para serem comercializados pelos franqueadores. Elas também são utilizadas por franquias de escola de idiomas. As consultorias para os franqueadores ajudam a definir toda a infraestrutura e suporte que poderão ser oferecidos para a rede.

Porém, também existem as consultorias para quem quer se tornar um franqueado. São empresas que fazem parcerias com redes franqueadoras e oferecem serviços como esclarecimento de dúvidas em relação ao sistema de franquias, auxílio na avaliação de qual negócio se encaixa mais com seu perfil, assessoria na análise da Circular de Oferta de Franquia (COF) e do contrato. Elas costumam prometer facilitar negociações e diminuir riscos, mas nem sempre isso é o que acontece.

Existem corretores, ou consultores, contratados diretamente pelos franqueadores para vender unidades. Eles são motivados por uma comissão pela venda (uma porcentagem da taxa de franquia), que costuma ser paga quando o franqueado assina o contrato. Não raro, eles assumem compromissos, até mesmo de suporte, apenas para fechar negócio, que não são o padrão da rede e, consequentemente, não serão cumpridos pela franqueadora.

Cuidado com corretores de franquias de escola de idiomas

Preste muita atenção na credibilidade do corretor e, principalmente, na da empresa. Alguns especialistas alertam para o fato de que, se a franqueadora precisa contratar terceiros para vender seu serviço, talvez ela não esteja tão bem preparada para oferecê-lo. Só adquira uma franquia de escola de idiomas se se sentir totalmente seguro com o negócio que lhe está sendo proposto.

É claro que existem empresas corretoras de franquias que realizam um trabalho sério e responsável, porém, mesmo assim, faça algum contato direto com a franqueadora, lembre-se que será com ela que você lidará enquanto durar o contrato. Os especialistas também sempre orientam a conversar com outros franqueados da rede para descobrir o que pensam e como têm crescido com o negócio, caso algum possua concessões especiais ou tratamento individualizado, corra, uma franqueadora responsável possui um padrão que será seguido por todos da rede para manter uma identidade e a motivação de todos os franqueados.

Assim, esteja atento em relação às pessoas que lhe estão oferecendo um negócio que poderá determinar uma mudança no seu futuro, seja cuidadoso antes de investir e procure saber o máximo possível sobre o sistema de franquias, a franqueadora ou o corretor. Dessa forma, as suas chances de ter sucesso com uma franquia de escola de idiomas são imensas.

 


Autor: Park Idiomas Franchising


Artigos Relacionados


Franquias De Escola De Idiomas X Perfis Adequados Dos Candidatos A Franqueado

Franquias De Escola De Idiomas E Seus Mitos

Franquia De Escola De Idiomas – Quer Abrir Uma? Conheça Os Termos De Franchising

Franquia De Escola De Idiomas é Opção Para Empreendedor

Franquias De Escola De Idiomas - Conheça A Importância Das Convenções

Invista Em Uma Franquia De Escola De Idiomas No Interior

Jovens Investem Em Franquias De Escolas De Idiomas