Aprendizagem e comunicação



 

 

Aprendizagem e  comunicação

 

 

 Comunicação é algo inerente ao ser humano, vivemos em uma sociedade aonde se valoriza de forma desenfreada a comunicação online e isso nos desafia a comunicar-se bem.

No centro da reflexão “ comunicação online” que está ao alcance de uma parte significativa da sociedade, ponto de partida para podermos estabelecer um paralelo: necessidade da comunicação escrita e oral no dia-a-dia do Ser e a comunicação virtual, online.

Atendendo aos objetivos propostos pela reflexão  da importância da linguagem oral e escrita na VIDA, exalto a importância da escola e o protagonismo do professor da escola pública. Considerando os poucos recursos disponibilizados pelos  órgãos públicos no que se refere a  recursos materiais , formação dos educadores, a valorização profissional,  é preciso tirar algo da cartola ou de um limão fazer uma limonada.

As práticas sociais e as tecnologias da  comunicação falada e escrita estão na mesma proporção da tecnologia online. Diante disso não basta ter acesso à  tecnologia, é preciso apropriar-se da escrita articulada com as práticas de interação oral e pessoal.

Através da alfabetização e a apropriação do  letramento adquire-se   o domínio e as habilidades de ler, escrever e falar, ou seja , comunicação com eficiência.

Vivemos a era da comunicação através de símbolos aonde o Ser apenas recebe, não interage em seu habitat, cidades cheias de placas, outdoor , códigos, na casa TV em todo canto,  e a  internet ao alcance de fazer o trabalho da aula através de textos disponíveis nas diversas páginas online “”é só copiar e colar”, ocasionando atrofia à capacidade de desenvolver as aptidões da escrita e da leitura, principalmente a beleza da compreensão e do falar bem.

Cabe a escola  a responsabilidade de ensinar a criança a ler e a escrever. O desafio faz com o  professor seja capaz de trazer para a sala de aula a história do cotidiano da criança, o qual já se comunica pela FALA via  aprendizado familiar e comunitário. Cabe ao professor conhecer, inteirar-se da história de seu educando. È responsabilidade da escola, oferecer suporte para essa demanda do Educador e do Educando.

 

 

O Educando vai vivenciando e aprendendo através de processos. O ler e o escrever, jamais podem ser vistos com começo meio e fim. Sempre se está aprendendo.  A alfabetização  está posta para acontecer  nos primeiros anos escolares. O letramento leva o sujeito à compreensão do Ler e Escrever, desenvolve-se então, uma compreensão sócio-cultural, ou seja, a comunicação. Podemos dizer que a inter-relação  da Alfabetização e do Letramento constitui um sujeito  letrado.

O trabalho de codificar e decodificar a escrita são parte inerente de processos vivenciados na escola, no entanto tem papel fundamental nesse processo de aprendizagem a família, a comunidade, os grupos de convivência, a sociedade. È preciso desconstruir a responsabilidade atribuída apenas aos professores à formação de nossas crianças e jovens. As instituições sociais devem assumir o compromisso ético e moral  aonde seja possível  uma comunicação comprometida no desenvolvimento dos conceitos de competências,  habilidades  e sensibilidades com o objetivo de promover Cidadania e a Autonomia.

 

Autor

Clarice Fátima Dal Médico

 

Obs. Qualquer parte do texto pode ser usado, citado, desde que mencionado o autor.

 

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Autor: Clarice Fatima Dal Médico


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