Adoção do gás natural no núcleo industrial do município de Campo Grande - MS
RESUMO
O Núcleo Industrial foi implantado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em 1977 com 200 hectares, sendo que 122 de área útil, com 80 lotes de tamanhos pequenos médios, e grandes, com o objetivo de atender às empresas de todos os portes. O Núcleo possui inúmeras empresas em funcionamento e todas usam como fonte de energia em sua produção, diversos tipos de combustíveis, na maioria derivado de petróleo, todos altamente poluentes. O gás natural chega até a entrada do núcleo através da concessionária MSGAS, onde possui uma estação de entrega em pleno funcionamento. Neste estudo foi realizado uma simulação entre o valor do gás natural e outros combustíveis, as diferenças desses valores mostrou-se viável a adoção do gás natural. Estudos mostram que o uso do gás natural, em substituição a outros combustíveis, traz ganhos econômicos e ambientais para todos. E se ampliarmos um pouco os horizontes, é possível vislumbrar também importantes ganhos a longo prazo, para futuras gerações e para o planeta, pois o gás natural é o menos poluente dos combustíveis fósseis.
Palavras-chave: gás natural, núcleo industrial, combustível
1 INTRODUÇÃO
Devido às constantes mudanças climáticas, tem sido cada vês mais constantes as buscas das empresas por consumos de energia que ofereça menor agressão ao meio ambiente, de forma segura e econômica bem como agregar um diferencial perceptivo, de forma que as torna sólidas e competitivas.
O Núcleo possui inúmeras empresas em funcionamento, que usam como fonte de energia para seus processos fabril os mais diversos combustíveis, desde óleo diesel até lenha, todos altamente poluentes.
O gás natural chega até a entrada do núcleo através da concessionária MSGAS, no qual já possui uma estação de entrega em pleno funcionamento, com a pressão adequada conforme estabelece a lei, e que já efetua abastecimento em GNC (Gás Natural Comprimido) que é levado para uma cerâmica em Rio Verde a 250km.
Sendo viável levar a tão distante, e notável que é vantajoso a adoção pelas indústrias local, uma vez que o gasoduto já contempla o Núcleo, bem como uma estação de entrega, pronto para o consumo, seu valor comercial e menor que os demais combustíveis e as mudanças nas conversões para o gás natural são de baixíssimo custo.
Foi efetuado um estudo, no qual foi estimado o consumo de três empresas instalada no Núcleo e simulado um comparativo do valor desses combustíveis com o gás natural, e que o mesmo mostrou-se viável a adoção do gás natural.
to energético, maior competitividade das indústrias, geração de energia elétrica junto aos centros de consumo;
Baixíssima presença de contaminantes, combustão mais limpa, não-emissão de particulares, não exige tratamento dos gases de combustão, rápida dispersão de vazamentos, emprego em veículos automotivos diminuindo a poluição urbana;
Fácil adaptação das instalações existentes, menor investimento em armazenamento/uso de espaço, menor corrosão dos equipamentos e menor custo de manutenção, menor custo de manuseio de combustível, menor custo das instalações, combustão facilmente regulável, elevado rendimento energético, admite grande variação do fluxo, pagamento após o consumo.
A utilização do gás natural no processo de produção tem sido importante na obtenção dos certificados de qualidade ambiental, como ISO 14000/14001.
O gás natural apresenta uma vantagem ambiental significativa no que diz respeito ao problema do efeito estufa, em substituição aos demais combustíveis fóssil, com uma grande redução nas emissões de CO2 (cerca de 20 a 23% menos do que o óleo combustível e 40 a 50% menos do que os combustíveis sólidos como o carvão), sem impactos de reassentamento de população ou obstrução de áreas produtivas (como ocorre com as hidrelétricas), elevado rendimento térmico e controle e regulagem simples da combustão.
As desvantagens do uso do gás natural e que ele não é um recurso renovável, sua extração deixa grandes crateras na terá, é altamente volátil, e pode ser perigoso, se manuseado sem cuidado.
É incolor, inodoro e insípido, que torna a detecção vazamento muito difícil, quando não odorado, a implantação do gasoduto e ramais de distribuição são de custo elevado.
Sua inspeção e manutenção necessitam de mão de obra especializada, o que eleva o custo da operação do sistema