Roteiro de Exercícios para estudo da obra “Análise de Discurso – princípios e procedimentos, de ENI P. ORLANDI
Acreditamos que, no mundo atribulado em que vivemos hoje, uma das principais preciosidades que temos é o tempo. Assim, pensamos que seria importante o compartilhamento, com outros professores, de estudos já realizados por nós, em nossas práticas em sala de aula.
Por esse motivo, resolvi colocar à disposição de todos os interessados materiais didáticos que pudessem servir de auxílio nos estudos acadêmicos.
Desta forma, o presente roteiro tem por objetivo principal oportunizar a sistematização do estudo de uma obra tão indispensável no campo das letras e da educação, como é o caso das obras de Eni ORLANDI.
Capítulo estudado: III. Dispositivo de Análise
- Explique a “alteridade” presente no texto, defendida por Pêcheux.
- Em que situações podemos dizer que o leitor passa de simples leitor para a posição de analista do texto literário ?
- Reflita sobre a chamada distinção positiva que existe entre o discurso e o texto.
- A análise de um texto evidencia muito mais a capacidade de leitura e de produção textual de seu analista do que do próprio autor do texto analisado. Comente a afirmação.
- De que maneira(s) o analista literário pode chegar ao objeto discursivo do texto estudado ?
- A partir dos ensinamentos de ORLANDI(2005), conceitue textualidade e discursividade, respectivamente.
- O analista do discurso não está interessado no texto, propriamente dito, que ora examina; na verdade, seus interesses vão muito além do texto em si. Explique a afirmação, à luz dos ensinamentos da professora Eni ORLANDI(2005).
- Pesquise sobre a trajetória profissional da linguista e professora Eni P. Orlandi.
- Em relação ao elemento “autoria”, que processos internos poderiam ser identificados em uma obra literária já lida e que poderia estar sendo examinada neste momento nesta ou em outra disciplina ?
- Considerando-se que o corpus ora analisado é a obra literária lida, reelabore as etapas de análise do texto (p.77), identificando-as na referida obra.
- Examine as metáforas encontradas na obra e explique-as, dentro dos conceitos apresentados pela professora ORLANDI.
- Depois das questões respondidas, podemos retornar à questão inicial do texto: qual é o lugar da interpretação no exame de uma dada obra literária ? Responda a questão, com base na leitura do tópico “O lugar da interpretação”.
- A partir das propostas da professora Eni ORLANDI, no capítulo “Dispositivo de Análise”, elabore um texto de análise de uma obra literária lida.
Referência bibliográfica:
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso – princípios e procedimentos. São Paulo:
Pontes Editores, 6ª ed. , 2005.