A importância da prática da dança para crianças de 04 à 07 anos do projeto oficinas de ensino complementar



A dança é uma área do conhecimento de grande importância no contexto histórico cultural da humanidade, pois antes mesmo de falar no período da pré-história, o ser humano aprendeu a se expressar com o corpo. Segundo Bregolato (2007, p.73) “a dança na vida do homem primitivo tinha muito significado, porque fazia parte de todos os acontecimentos de sua vida: nascimento, casamento, mortes, caça, guerras (...)”.  Pode-se dizer que a dança hoje se caracterize pela junção de movimentos pré- estabelecidos ou improvisados, no qual podem ou não estar ligados ao som musical, seja como manifestação artística, diversão, adoração ou celebração.

No processo educacional atual a dança pode possibilitar à criança e/ou adolescente o desenvolvimento de capacidades psicomotoras, corporais e culturais, bem como proporcionar maior socialização, interação entre gêneros, habilidades motoras amplas e finas. Pode ainda proporcionar momentos prazerosos de descontração onde os alunos podem-se deixar levar pelos movimentos, criando e recriando os mesmos de forma criativa e livres. Não precisam prender-se a grandes intervenções de técnicas estabelecidas por varias modalidades da dança acadêmica, além do mais podem utilizar os seus próprios sentimentos e de outras expressões naturais de cada individuo e da natureza. Ossona (1988, p.27) coloca que os “movimentos cotidianos, que de tal modo revelam nossa forma de ser e de sentir, tem todos uma finalidade prática e pertencem a uma etapa de educação do movimento”.

Respeitar e conhecer os seus limites corporais e de seus colegas, é fato interessante além do que de forma direta e indireta se pode estabelecer relações com todas as disciplinas existentes em uma grade curricular, não modificando conteúdos, mas sim as estratégias.

Acredita-se então na importância da prática da dança nas escolas, em suas contribuições pedagógicas, cognitivas e motoras para o desenvolvimento dos praticantes da mesma. Desta forma opresente estudo tem como objetivo investigar e compreender a importância da prática da dança para crianças de 04 à 07 anos do Projeto Oficinas de Ensino Complementar do município de Balneário Camboriú, na perspectiva dos pais e das crianças praticantes. 

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Autor: Samanta Francez


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