Medidas ecológicas empresariais: uma nova estratégia de marketing
Fabio Ferro Fontes e Rômulo Frota
1. Introdução:
No texto mostraremos como o aspecto econômico prepondera, influencia as atividades comercias e por conseqüências as empresas inseridas nesse contexto. Na contemporaneidade, sociedade pós industrial/moderna, surgem novas demandas sociais, que anseiam o meio ambiente equilibrado visando uma maior preservação/cuidado com a vida e todo o ecossistema. Tendo em vista o lucro, as indústrias têm que se adaptar a essas novas pretensões, as medidas ecológicas empresarias tem um plano de fundo muito mais financeiro do que ecológico, sua preocupação é com a aprovação social, e não com o desenvolvimento sustentável por si só. Entretanto, ainda que a motivação seja individual, os benefícios são coletivos.
Outros fatores contribuem para essa “ecologização” das empresas: as punições, sanções e multas, são importantes impulsionadores dessa conscientização da classe empresária. Evitar responsabilizações (civis, administrativas e penais) é um dos fatores objetivos de prevenir danos ambientais.