Terceirização - Uma Forma De Aumentar Lucros



Vamos abordar um tema que pode ser discutido profundamente com idéias e opiniões,TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS , como forma de aumento na lucratividade e diminuição de gastos pelas empresas.

Hoje o mercado com a competitividade existente, pede que a maiorias das empresas tenham um desempenho acima da média. Deixando de lado as grandes empresas que já observam vários fatores internos e externos, vamos comentar sobre as pequenas e médias empresas. Muitas vêem objetivando metas e trançando parâmetros para aumentar efetivamente sua capacidade de atuação no mercado.

Alguns fatores são observados e devem mesmo ser. A concorrência, sempre que abordamos o tema, aumento de participação no mercado não podemos deixar de analisar que, quando mudamos a estratégia de atuação para alcançar este fim devemos levar em conta que nossas concorrentes não vão perder suas posições no mercado sem uma reação.

Analises são feitas, reuniões para traçar parâmetros de atuação, avaliação de profissionais, produtos, capacidade de produção etc. Uma das maneiras eficazes para o aumento de lucratividade é a fidelização de seus clientes aumentando sua participação e diminuindo a do concorrente, e para isso, temos que contar com o fator tempo.

Tempo que se leva para o atendimento do cliente, tempo de entrega de pedidos etc. Então uma das maneiras, talvez uns achem que sim outros não, a TERCEIRIZAÇÃO de entregas. Conheço empresas que terceirizaram todo seu departamento de logística, desde armazenamento até a efetiva entrega. Com isso diminuímos a preocupação de manter vários veículos, funcionários, despesas com combustível, e etc., quem trabalha com logística sabe o custo disso tudo.

Vamos analisar uma situação: Uma indústria quer aumentar sua participação no mercado. Para isso ela aumenta sua capacidade de produção. Produzindo mais, negocia maior quantidade de insumos para sua produção, diminuindo custos de aquisição aumentando prazos de pagamentos. Aumentando suas compras, necessariamente existe o aumento de armazenamento. Vendendo mais o volume de entregas aumenta. O gasto com combustível também, porque, devido ao nosso trânsito de hoje em dia seus veículos de entregas passam maior tempo se locomovendo pela cidade, o aumento de horas extras desses motoristas e ajudantes, também aumenta.

Então como resolver essa questão, uma vez que, trânsito não tem como fugir, a responsabilidade é dos órgãos públicos, é um fator externo. Veículos? Funcionários? Seguro de cargas? Estes fatores que são predominantemente internos devem ser avaliados para se levantar até onde é vantajoso manter-se uma frota de entrega.

Com a terceirização da logística, a empresa passa a preocupar-se apenas com sua capacidade de produção e vendas. Tendo uma equipe bem estruturada na área comercial, o atendimento prioritário aos seus clientes, isso vai acontecer com certeza.

A principio pode parecer uma atitude que envolve demissões, cortes, etc., mas não, esses funcionários em conjunto com o departamento de recursos humanos podem ser aproveitados e treinados para outras funções dentro da empresa. O que vale a pena se calcular é o investimento que se economizará em veículos, horas extras, desperdício de combustível e tempo.

Temos hoje, no mercado várias empresas preparadas para esse fim, inclusive se houver necessidade, até de armazenamento de produtos, ou seja, a empresa produz, envia para o deposito deles e a agilização de entrega é parte predominante das terceirizadas. Muitas das grandes empresas aderiram a essa estrutura, devido à relação custo e beneficio que proporciona.

Algumas empresas sentem, receio de utilizarem-se desse serviço, mas, quando são feitos os cálculos, a empresas certas são contratadas, e o efeito na lucratividade que proporciona, algumas perguntam-se: Porque não foi feito isso antes?Quando é analisado o desempenho que esta sendo alcançado, o grau de satisfação e confiança que é proporcionado à seus clientes, a evoluçãodas suas negociações, a equipe comercial motivada, sabendo que podem negociar quantidades maiores, pois produtos não faltarão, as entregas não atrasarão, as reclamações por falta de produto ou entrega caem a números irrelevantes, os clientes passam a ter maior confiança no seu relacionamento com a empresa, os custos com manutenção e depreciação de veículos diminui, os custos com encargos sociais caem as despesas de combustível também, a empresa passa apenas a preocupar-se, onde investir os recursos que são economizados. Poderia investi-los, na modernização de fábricas, atualização de equipamentos, modernização de instalações, treinamento de funcionários e outras melhorias internas que trazem maior desempenho e satisfação criando ambientes mais favoráveis ao desempenho e evolução profissional.

NBdeSousa - Gestão Comercial.


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


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