Ensaio Sobre a Inflação



No ambiente econômico contemporâneo ou em qualquer outro do passado, o assunto inflação sempre estivera em pauta. Isto ocorre, pois quando os governos deparam-se com este problema é impressionante a magnitude que os reflexos das ações governamentais tomam, já que estas provavelmente indicarão o rumo da economia para os próximos exercícios na Balança de Pagamentos. De fato o controle da inflação é algo complexo demais para que seja subestimado por qualquer governo, pois ela depende, por exemplo, de uma variável extremamente complexa que é a taxa de inflação esperada, acompanhada da relação direta entre a própria taxa de inflação e o nível de produção. Desta forma cabe a cada governo utilizar-se das políticas necessárias para minimizar os efeitos negativos para o crescimento econômico já que é impossível controlar a inflação sem que ocorram reflexos no nível de produção.

A principio a variável que determinará os efeitos de cada política de controle de inflação é a taxa de inflação esperada. O trabalhador espera receber nominalmente igual ou acima das variações inflacionarias futuras, sendo que esta é determinada na formação dos salários, logo, antes que o trabalho tenha sido feito.

Segundo Dornbusch(2006,p.596)

"os trabalhadores que estão preocupados com os salários reais que recebem, vão querer que o salário nominal reflita totalmente a inflação que eles esperam durante o período entre a época em que o salário é fixado e a época em que é realmente ele é pago".

A taxa de inflação é função direta do nível de produção, desta forma, quanto maior a produção, maior o nível de inflação. É factível que isto decorre do efeito de níveis de produção mais altos sobre a taxa de aumento de salários, através de maiores salários, sobre a taxa de aumento de preços no mercado.

Para que ocorra a redução ou contenção do nível geral de preços, faz-se necessário uma diminuição da produção, reduzindo também a taxa de aumento de salários através do desemprego, e assim reduzir a inflação.

Portanto, para que o efeito inflacionário seja controlado em uma economia, os Governos devem levar em conta os efeitos decorrentes da política exercida tomando como base as variáveis

BIBLIOGRAFIA

DORNBUSCH, Rudiger; FISCHER, Stanley. Macroeconomia. São Paulo: Pearson,2006.


Autor: José Chavaglia Neto


Artigos Relacionados


Moeda E Cidadania Na Visão De Franco

Títulos Do Banco Central

Qual O Seu Perfil De Admistrador Público ?

Distribuição De Renda Versus Crescimento Populacional

Empreendedorismo No Brasil

Safety Stock E Cycle Stock

Processo De Estabilização Da Economia Brasileira