Tendências das Redes Sociais
As redes sociais são utilizadas diariamente por bilhões de pessoas, que buscam interação social com pessoas de seu interesse. Estudos indicam que as redes sociais são o principal meio de compartilhamento e consumo de informação.
O foco nestas mídias sociais é o grande business do momento, apesar de todos os esforços para a eliminação da sujeira virtual, as campanhas de marketing continuam abundantes, principalmente notadas nas redes sociais.
Atualmente as empresas buscam uma melhoria destas campanhas nas mídias digitais online, pois podem alcançar novos clientes e nichos de mercado, além de conseguir uma rápida difusão e renovação da imagem empresarial. Esta forma de captação é definida como a Otimização das Mídias Sociais, uma ferramenta simples e muito bem sucedida.
Dentre das novas tendências podemos citar o GroupMe, um serviço de aplicativo que transforma um celular em uma sala de bate papo. Isto funciona através do envio de SMS, para um número em comum e que pode ser visto por todo o grupo que possui o mesmo número. O sucesso deste programa é tanto que atualmente, cerca de um milhão de SMS são enviados e compartilhados por dia.
O Facebook também terá novidades segundo a consultoria Gartner, ele vai dar suporte no desenvolvimento da web social distribuída, ou seja, as outras redes sociais dependerão diretamente do Facebook para se manterem ativas.
O Twitter também terá evoluções e vai procurar manter seu foco na especialização com as áreas de comunicação e conteúdo.
Enfim, pode-se prever que as redes sociais continuarão em alta e serão porta para a entrada e saída novas tendências de marketing e serão fundamentais tanto para a conservação da interatividade pessoal e profissional.
Ewerton Cordeiro