Transmissividade: o movimento da água subterrânea



Transmissividade da água subterrânea?

A água que está abaixo do solo é chamada de água subterrânea. Esses acúmulos de água que se infiltra no solo podem ser chamados de aqüíferos.

Uma maneira de observar a água subterrânea é por meio da escavação de poços até atingir a profundidade que a água se encontra.

Ao contrário do que muitos pensam, essa água que está no subsolo não é estática, ou seja, ela não está parada. Na verdade, a água nesse compartimento subterrâneo está em movimento, geralmente bem lento, se comparado ao fluxo de água dos riachos e rios.

O movimento da água subterrânea ocorre de maneira horizontal e é considerado uma função da facilidade que a água se movimenta entre o material poroso (“solo”) e porção da profundidade do solo que se encontra encharcado. A multiplicação da espessura da camada encharcada pela facilidade com que a água se movimenta pelo material poroso é denominada transmissividade que é, em termos simples, a taxa que água subterrânea flui horizontalmente em um meio poroso.

Para se ter a importância econômica desse conceito, geralmente, quanto maior a transmissividade de um aquifero, maior é a produção de água que ele pode ter. Da mesma forma, deve-se ter cuidado ao extrair uma quantidade substancial de água subterrânea, pois tal ação pode levar à exaustão desses reservatórios que são fundamentais para o consumo humano.

Assim, talvez fique claro que a água subterrânea está sempre em constante e lento movimento e a importância de se conhecer esse movimento.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Eucalipto: Escolhendo O Local Correto Para O Cultivo

Freatófitas?

Aqüífero Aluvial?

Dia Mundial Da água

Lençol Suspenso: Antrópico Ou Natural?

Água = Vida

Condutância Do Dossel?