Qual a fórmula mágica em vendas?
Muitas vezes os vendedores se perguntam: Qual fórmula mágica em vendas?
E por que o cliente não comprou meu produto?
Normalmente as pessoas só compram ou assinam aquilo que elas entendem como um bom produto e algo que realmente satisfaz suas necessidades.
Um cliente normalmente deixa de fazer um negócio por dois grandes motivos:
- Não acredita que aquela seja a melhor opção do mercado.
- Não tem condições financeiras para adquirir o produto.
Na 1° opção temos como solução através de perguntas bem formuladas e empatia com o cliente descobrir o que realmente impediu que ele acreditasse que o seu produto é a melhor opção do mercado, sendo assim se você conseguir entender qual o motivo real que impediu que ele acreditasse que o seu produto é a melhor opção do mercado e resolver a situação você consegue fazer com que ele assine, procure se concentrar nas necessidades do seu cliente e em como resolve-las através do seu produto, e não em simplesmente "empurrar" o seu produto, por que quando um cliente percebe que estamos tentando “empurrar algo, ele fica muito resistente e não compra”.
No caso da 2° opção que é quando ele não tem condições financeiras para adquirir, só existe uma alternativa procurar outro cliente. Para isso é importante que tenhamos no papel claramente qual o perfil de cliente tem mais facilidade em comprar nosso produto, para descobrir isso você pode pesquisar suas antigas vendas ou ainda buscar informação na sua própria empresa sobre qual o perfil de cliente mais adequado.
Saber identificar claramente qual o perfil de cliente ideal evita perda de tempo e diminui nosso estresse!
Então o que precisamos fazer para vender? Temos escolher os clientes que tem o perfil que procuramos e convence-los de que nosso produto é a melhor opção do mercado!
Fácil, não? Mas como fazer isso?
Reconheço que existem muitos fatores externos que influenciam nossas vendas entre eles estão variações do mercado e economia, épocas do ano específicas para determinados produtos, entre outros...
Sobre esses itens é impossível influenciarmos, porém costumo dizer que temos muitos outros itens que estão de baixo do nosso controle, mas muitas vezes os vendedores negligenciam esses fatores e colocam a culpa de seus baixos rendimentos em fatores externos como citei. O que na maioria das vezes não corresponde a verdade...
Vamos tratar aqui do que está debaixo do nosso controle. A venda é consequência de um trabalho bem feito, e um trabalho bem feito está estruturado em alguns fatores, fatores esses que o vendedor de sucesso tem que estar constantemente se atualizando, são eles:
Conhecimento do seu produto.
Conhecimento da sua empresa.
Conhecimento do seu mercado.
Conhecimento da concorrência.
Técnicas de vendas.
Técnicas de motivação.
Quando você está se atualizando constantemente sobre esses assuntos e é claro trabalhando com dedicação a venda acontece! Então fica fácil identificar o perfil do cliente e convence-lo que seu produto é a melhor opção!
É claro que o ideal é que esses itens fossem explicados passo a passo em detalhes, o que sugiro a você no momento é que procure ler livros, ver vídeos, participar de palestras e trocar informações com colegas de trabalho do seu ramo de mercado, disponibilizo em meu site uma grande quantidade desse material.
Desculpe se decepcionei você, mas não existe fórmula mágica que resolva a falta de vendas em “poucos segundos” (Não que eu conheça, pelo menos até agora...), mas sim, um trabalho bem feito pode render excelentes e constantes resultados para qualquer pessoa que se dedicar e tiver foco!
Desejo a você boas vendas!
ACREDITE NISSO, PRATIQUE E APROVEITE MELHORES RESULTADOS!!!
GUILHERME DE OLIVEIRA ROSA.
www.vendedorouoferecedor.com.br
Autor: Guilherme De Oliveira Rosa
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