A Didática Através dos Tempos



 

A Didática Através dos Tempos

 

Desde o início do estudo da história da educação, também podemos registrar a história da didática, que foi se modificando através dos tempos. A didática engloba vários fatores da educação, como os métodos aplicados e a maneira como se ocorre essa aplicação. Fica evidente até pela própria história, que as classes desfavorecidas não tinham o mesmo acesso a educação, que as classes mais abastadas e que por esse motivo a metodologia necessária para o ensino se alterava conforme o perfil de cada classe, ou seja, não era possível ensinar o “faminto” da mesma forma que o “privilegiado”. Também não podemos deixar de ressaltar o fato que o rico era educado para herdar o poder do pai e o pobre? Para que seria educado?

A didática sofre influência social direta mesmo nos dias atuais. Podemos notar claramente que ainda existe a separação de classes sociais na educação. Os mais favorecidos ainda apresentam grau de escolaridade maior e melhor contato com a cultura, tendo assim possibilidades melhores. Atualmente, mesmo com o forte investimento do governo para aumentar o acesso à educação da população mais carente, a diferença ainda é discrepante. A própria educação básica que deveria ser igualitária, afinal, ler e escrever são fundamentais, ainda sofre com a diferença social. Principalmente tendo o fator desfavorável nas condições primárias de vida. O que nos conduz ao mesmo fato histórico: Como ensinar o rico e o pobre da mesma maneira, se suas necessidades são opostas?

Sendo assim, a didática se faz presente e diferente em todas as classes sociais, provando assim sua real necessidade.

 

 

                                                                           Graziella Colucci


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