O que é a aplicação de Plasma Rico em Plaquetas para a recuperação da lesão musculo-esquelética ?



As Plaquetas são formadas a partir do Megacariócito que tem origem na medula óssea. Cada Plaqueta guarda de 50 a 80 α grânulos, que contém vários fatores que são capazes de interferir na coagulação e cicatrização de tecidos lesados.

As plaquetas contêm múltiplos fatores de crescimento. Os fatores de crescimento são proteínas envolvidas especificamente na regeneração da lesão tecidual.

Estudos evidenciam que as plaquetas contêm em abudância fatores de crescimento e citocinas que podem interfirir na inflamação, infecção, osteogênese, cicatrização e regeneração tecidual.

Pesquisas demonstram que as  plaquetas também liberam muitas proteinas bioativas, capazes de atrairem macrofagos, células-tronco mesenquimais e osteoblastos que podem promover  a remoção do tecido necrótico lesionado como também ativar o próprio sistema endógeno de regeneração, podendo ser benéfico em casos de lesões osteomusculares e tendinosas crônicas (ex: epicondilite lateral, fasciite plantar, artrose do joelho e quadril).

Desde meados de 1990, o gel de plaquetas (originário do PRP), tem sido usado nas áreas de cirurgia oral, reconstrutiva oral, bucomaxilo-facial e procedimentos de reconstrução para implantodontia, visando acelerar o reparo da ferida cirúrgica e a regeneração óssea. Recentemente, estudos mostram benefícios do plasma rico em plaquetas em outras áreas da medicina como, por exemplo, na dor das articulações, neuropáticas, musculares, tendões, promovendo alívio da dor e recuperação tecidual.


Plasma rico em plaquetas (PRP) ou concentrado plaquetário é obtido do próprio paciente pela retirada e posterior centrifugação do sangue recém colhido utilizando citrato de sódio como anticoagulante, em velocidade baixa, de modo a sedimentar as hemácias e manter os leucócitos e as plaquetas em suspensão no plasma.Esse, então, é transferido para outro tubo e constitui o Plasma Rico em Plaquetas (PRP). Este processo permite a concentração de grande número de plaquetas em condições de liberar os fatores de crescimento, em um pequeno volume de plasma.

As plaquetas liberam inúmeros fatores de crescimento que diretamente estimulam o processo de reparação tecidual. A produção dos fatores de crescimento, levam a destruição de bactérias e materiais estranhos da lesão. Abaixo alguns fatores de crescimento existentes no Plasma Rico em Plaquetas (PRP):


    .    Fator de Crescimento Derivado da Plaqueta ( PDGF) tem um papel importante no processo de recuperação dos tendões, especificamente por estimular a mitogênese (processo relacionado a cicatrização), angiogênese  (relacionado a  formação de capilares novos que tem como função promover aumento do fluxo sanguineo local) e ativação de macrófagos (relacionado a "limpeza" tecidual do colágeno danificado).


    .    Fator de Crescimento Epidermal (EGF) estimula a formação das células da pele e também induz a formação de novos vasos.


    .    Fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) são potentes estimuladores da angiogênese e mitogênese . O VEGF aumenta a permeabilidade das celulas endotelias que ajuda na reparação tecidual através das células sanguineas circulantes. Vários tipos de inflamações como as tendinites e fasciites estão relacionados a falta de circulação sanguinea tecidual local.


    .    Fator de Crescimento Transformador Beta (TGF-B) tem importante função no ciclo que influência o crescimento celular através da sinalização tecidual. Também esta associado a regulação do sistema imune, pois a otimização do sistema imune favorece o processo de recuperação tecidual.

O tratamento com aplicação de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) pode eliminar a necessidade de tratamentos mais agressivos como cirurgia e medicação a longo prazo, além de uma recuperação mais rápida.

Indicado para pessoas que sofrem de dores e lesões:
Coluna
Ombros
Cotovelos
Pulso e mão
Tendinose (tornozelo, joelho, ombro, punho, bíceps da panturrilha, e os tendões de Aquiles)
Quadril / Pélvis / articulações Sacro-Ilíaca
Joelho
Tornozelo e Pé
Articulações artríticas

Mais informações sobre sobre a Aplicação de Plasma Rico em Plaquetas no tel: 43-33238744 (Londrina) ou 21-34398999 (Rio de Janeiro). http://www.ortomoleculardrhigashi.med.br


Autor: Dr. Rafael Higashi


Artigos Relacionados


Sistema Imune

Avaliação Técnica - Laboratòrio De Analises

A Resposta Imune Inata Contra Leishmania Spp

Células Tronco

Lesão Muscular

Vida Longa Com Alimentação Saudável

Úlcera Por PressÃo: Classificação, Prevenção E Tratamento Em Terapia Intensiva.