CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SENSO COMUM
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SENSO COMUM: ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DO EDUCANDO
Edneia Dias Martins
Resumo: Este artigo traz uma breve discussão teórica sobre o conhecimento científico, senso comum e ensino de ciências naturais na Educação de Jovens e Adultos - EJA, bem como, a sua importância para formação crítica do educando para a transformação social. A ênfase em uma aprendizagem significativa a partir das concepções dos alunos, considerando-se em um processo de formação de conceitos para a apropriação dos conhecimentos científicos no ensino de ciências. Para compreensão deste processo, foi aplicado um questionário qualitativo e quantitativo para levantamento de dados, se os alunos utilizam em suas respostas explicações científicas, discursos do senso comum ou argumentos com aproximações científicas. Nos resultados obtidos por meio da análise das respostas, foi possível verificar que um número significativo de alunos apresentou respostas que identificavam o processo de formação de conceitos científicos. Devendo deste modo, o professor testar os conhecimentos dos alunos sob diversos contextos, encaminhando outras formas de mediação do ensino, possibilitando ao educando a compreensão e assimilação dos conhecimentos científicos, resultantes da investigação da natureza em um contexto histórico. Nesse processo, o educando vai ampliando a sua visão de mundo transformando a sua realidade para viver melhor.
Palavras-chave: Ciências, EJA, científico, senso comum.