3 DICAS PARA SE TORNAR UM ATOR



A carreira de ator é como tantas outras ligadas a arte, um caminho difícil de percorrer. É preciso ter, além do talento, força de vontade para procurar oportunidades. Como em qualquer carreira ter uma oportunidade é o diferencial, pois muitos profissionais brilhantes podem ficar estagnados para sempre por não ter esse passo necessário.

1. Além do talento e força de vontade, o profissional de artes cênicas deve manter o seu instrumento de trabalho sempre em bom estado, ou seja, cuidar do corpo, da voz e da mente para que sempre estejam em harmonia, para isso é preciso disciplina para se dedicar diariamente a exercícios para cada parte desse instrumento.

2. O ator deve estar preparado para trabalhar em ambos os meios da dramaturgia, a teledramaturgia e o cinema, que envolvem os processos de vídeo e o teatro no palco. Embora juntas na mesma vertente, as interpretações utilizadas nesses meios diferem muito, a começar porque o espaço difere: se no teatro as expressões corporais são mais visíveis, em frente às câmeras o ator torna-se muito próximo do público, e suas emoções são colocadas em primeiro plano.

3. Parece óbvio, mas é sempre bom frisar a importância dos cursos de interpretação. Nas aulas de interpretação, como no curso profissionalizante de ator RJ, se desenvolve um senso diferente da capacidade de comunicação corporal, além de oficinas de gêneros variados que ajudam o ator a desenvolver formas diferentes de atuação, saindo do lugar-comum.  Isso é uma dica não apenas para iniciantes, mas para todos os que trabalham na área, pois estudar durante toda a vida é a melhor forma de não cair na armadilha de ter um personagem pronto.

Além dessas dicas principais, é preciso também estar atento aos processos legais da profissão, como a retirada da Carteira de Ator Profissional, que deve ser retirada levando documentos que comprovem o trabalho até o DRT – Delegacia Regional do Trabalho, os documentos comprobatórios podem ser pedidos no Sindicato dos Atores.

Para iniciar a carreira de ator é preciso ter em mente a necessidade de arriscar, muitas vezes mudando de cidade ou até mesmo estado, para ficar mais próximo de possibilidades de trabalho. A humildade também deve acompanhar quem está disposto a se empenhar na profissão, pois até mesmo um papel considerado ruim, por ter pouca participação, pode render um desenvolvimento profissional muito grande, pois a interpretação precisará de estudos sobre o personagem e determinação em encontrar a melhor forma de apresentá-lo ao público independente do tamanho de sua aparição.

Procurar por cursos de teatro RJ é o primeiro passo para se adaptar ao trabalho de interpretação e ter certeza da aptidão para a dramaturgia.

Download do artigo
Autor: Sonia Sanches


Artigos Relacionados


A Arte Do Teatro. Você Leva Jeito?

Melhore O Seu Currículo De Ator: 3 Dicas Para Iniciantes

5 Dicas Para Ter Sucesso Como Ator De Teatro

O Teatro Como Profissão: Escola De Teatro No Rio De Janeiro

Por Que Fazer Um Curso De Teatro No Rio De Janeiro?

Por Que Incentivar As Crianças A Participarem De Cursos De Teatro

Versos De Um Real