Qual é a vida útil do seu carro?



A vida útil de um carro depende de vários fatores, entre eles a manutenção e o uso que lhe der. Se tem a preocupação de colocar peças auto cada vez que uma apresenta desgaste evidente, então a vida útil do veículo será prolongada. Por isso não é estranho ver modelos na estrada que já têm mais de uma década.

 

Anos de antiguidade vs. Manutenção

 

Há alguns anos nem sequer nos colocávamos o problema de saber qual era a vida útil de um carro, já que costumávamos trocá-lo após cinco anos por um modelo novo com melhores prestações. Na verdade, ainda subsiste no imaginário popular a ideia de que um carro com mais de dez anos e mais de 200.000 quilómetros deveria ser trocado por um novo.

 

Na Europa, 46,48% dos condutores troca de carro quando este tem entre cinco e dez anos, e apenas 18,55% o substituiu após dez anos ou mais. Contudo, se a carroçaria e as peças mecânicas do veículo se mantêm em bom estado, não é necessário trocá-lo por um modelo novo. Sempre que utilizar o carro para se deslocar dentro da cidade, e evitar as viagens grandes e as estradas em mau estado, um carro com mais de dez anos que se mantenha em bom estado, é uma opção viável.

 

Como prolongar a vida útil de um carro?

 

Existem algumas formas para prolongar a vida útil de um carro. O primeiro passo é respeitar o programa de manutenção indicado pelo fabricante do carro, já que se pode evitar desta forma as avarias graves. No entanto, deve estar sempre atento ao estado das peças que costumam desgastar-se mais, como as pastilhas de travão, os filtros de ar e de óleo, as velas, os pneus, a bateria e o regulador.

 

Recorde-se que o motor merece uma atenção especial. Além das revisões periódicas estipuladas no programa de manutenção, é recomendado verificar o nível do óleo e do líquido de refrigeração. Da mesma forma, deve ficar atento a qualquer barulho estranho que indique um possível defeito.

 

Outro aspecto que é costume descurar-se, mas que é fundamental para prolongar a vida útil de um carro é a carroçaria. Deve assegurar-se de que o veículo se encontra protegido de elementos como o sol, a chuva e o sal, sobretudo nas zonas marítimas, já que estes fatores provocam um desgaste prematuro. Para tal, bastará estacionar o carro todas as noites numa garagem coberta.

 

Finalmente recorde-se que quando tiver de trocar peças, a melhor opção é escolher peças auto originais, já que estas vão assegurar um melhor rendimento do veículo, são mais duradouras e garantem-lhe a segurança na estrada.

 


Autor: José Couto


Artigos Relacionados


A Manutenção Do Carro: Os Aspectos Que Deve Ter Em Conta

As Peças Auto Que Mais Se Mudam Num Carro

Pode-se Restaurar Um Carro Antigo Com Peças Para Carro Modernas?

A Importância Das Velas

Pista Abrasiva: Comprar Pneus Torna-se Uma Necessidade

Podemos Reparar Facilmente O Nosso Carro Sem Recorrer A Uma Oficina?

Cuidados Antes De Fazer Um Financiamento De Carro Usado