Letramento E Filme Central Do Brasil
Com a busca por um sentido em sua vida, procurar o pai que não conhecia, Josué, em companhia de uma professora, passa por vários locais onde o letramento é percebido por seus sentidos e provoca questionamentos , formação do leitor e o conceito de leitura de que ler é decodificar sinais gráficos que representam determinados sons e este ato, não é privilégio de todos, porém no momento atual, parece inconcebível que se reduza o conceito de leitura à mera decifração de palavras, mas se perceba nestes eventos de letramento formas relacionadas ao contexto sociocultural de leitura da sociedade ou do povo brasileiro.
A história de Dora, que escreve cartas na estação Central do Brasil para pessoas analfabetas nos mostra que muitas pessoas nesse país ainda não sabem ler ou escrever e que o drama do analfabetismo esta presente em todos os lugares. Nos reportamos e imaginamos uma pessoa não ser capaz de ler uma placa, um cartaz, o letreiro de um ônibus ou um artigo de jornal. Algum dia será possível deixar para trás esse contexto a que estão submetidos alguns milhões de brasileiros? O que podemos fazer para superar as dificuldades e dar oportunidades para cada um desses analfabetos? Talvez não muita coisa, mas podemos perceber uma relação de cordialidade e extrema confiança entre pessoas alfabetizadas e não alfabetizadas, onde até seus segredos mais íntimos eram revelados a protagonista e os personagens interagem de forma muito confiante descrevendo situações críticas pelas quais passam em vastas áreas de nosso país, permitindo a ela dissertar da forma que mais achasse apropriada sobre o tema que lhe era exposto.
Em Central do Brasil os personagens têm uma forte carga dramática o que lhes confere a apresentação de um perfil psicológico bastante definido, pois compara diferentes realidades, identifica paisagens, entende o sentimento religioso dessa população humilde e nos posiciona perante grandes problemas nacionais de comunidades lingüísticas desde a central carioca até o nordeste brasileiro, numa visão contextual, onde o letramento, uso de texto escrito em contextos sociais, nos faz observar práticas lingüísticas em situações em que tanto a escrita como a fala são centrais para as atividades comunicativas no desenrolar da história, através de algumas palavras escritas ou faladas.
A beleza do filme Central do Brasil é mostrar que nada substitui o amor ao próximo, como a amizade existente entre o garoto Josué e a sua mãe substituta, a Dora, pois apesar desta relação ter começado com troca de insultos e talvez com um pouco de raiva, evoluiu para uma relação de carinho e cumplicidade entre os dois e desenvolveu-se uma amizade fundamentada pela palavra escrita, mostrada num momento de extrema necessidade, tornaram-se cúmplices na escrita de cartas para os analfabetos que procuravam transmitir a seus entes queridos palavras de carinho e amor.
Autor: Marilene Schwinn
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