QUAL O INTERESSE DOS CANDIDATOS?



Sim: você já imaginou qual o interesse de um candidato, por exemplo, a prefeito municipal? Eu já e muitas vezes e até tenho comentado com amigos. Aqui me refiro aos candidatos das cidades do interior do Brasil.

Antes, aquele candidato chegava em casa fatigado pela lida do dia, ia ao banheiro e tomava um gostoso banho; jantava calmamente com a família; repousava no sofá da sala enquanto assistia as notícias do dia pela televisão.

Agora, candidato, não tem tempo para quase nada: o dia todo, recebe políticos, cabos eleitorais, eleitores. Não tem mais hora certa para o almoço com a família. De dia, ao sol escaldante, se obriga a sair rua afora de casa em casa fazendo visitas e pedindo votos às pessoas. Finda o dia e a luta continua: chega em casa a hora que dar certo, toma um rápido banho, come alguma coisa de janta agora maior parte das vezes sem a família e já sai para comícios que vão até quase meia noite. Volta para casa cansado, não dorme bem com as preocupações eleitorais e, no dia seguinte, começa tudo de novo. Não dia que não seja assim: na semana, sábados, domingos e feriados. São vários meses e, enquanto mais se aproxima o dia do pleito, tanto mais trabalho. Tudo isso sem falar nas imensas despesas que o candidado faz. É certo que o partido banca um pouco a campanha, amigos (amigos?), interessados em cargos estratérgicos, interessados em atividades que no futuro poderão lhe render muito dinheiro, esses também financiam a campanha, mas o candidato, ele próprio, gasta muito. Deles que até vendem bens para fazer dinheiro para gastar na campanha.

Todos eles sabem o valor do salário de um prefeito na sua cidade. Não são bobos e sabem que esse salário não cobrirá jamais as suas despesas de campanha.

Agora vem as perguntas: SERÁ QUE TODO ESSE SACRIFÍCIO, QUE TODO ESSE GASTO DO PRÓPRIO BOLSO QUE JAMAIS SERÁ COMPENSADO COM O SEU SALÁRIO, SERÁ QUE TUDO ISSO ELE FAZ POR AMOR AOS HABITANTES DA SUA CIDADE, PARA VER A CIDADE CRESCER E SE DESENVOLVER???? SERÁ???

Eu já tenho a minha resposta com base no que sabemos no dia-a-dia e sei, tenho certeza, que o leitor também sabe. Mas não é bom que externemos nossa suposição, mesmo porque, tudo que acontecer na administração do município depois de eleito o candidato e empossado o prefeito, se errado, dificilmente será revertido, salvo como em poucas e honrosas vezes que isso tem acontecido.#


Autor: Jose Milhome Sobrinho


Artigos Relacionados


Quanto Deve Ganhar Um Deputado?

Será Que As Pesquisas Para O Governo De São Paulo Estão Certas?

Case Marketing Político – Roberto Neyva

Querer Nem Sempre é Poder

Hora De Votar

O Candidato NÃo Pode Ser Responsabilizado Por Crime Eleitoral Praticado Por Eleitor (compra De Votos).

Os Segredos Do Marketing Político Digital