O consumidor ecologicamente consciente



O consumidor ecologicamente consciente

 

Sabemos que nos dias de hoje, a preservação do meio ambiente é de tamanha importância para o planeta e para o futuro das pessoas que nele vivem, que o consumo consciente está se tornando um ato natural, e em breve, cultural.

 

De acordo com, Dias (2011, pag.32) diz que: Essa preocupação das pessoas tem levado uma parcela dos consumidores a adotar um comportamento ambientalmente correto, baseando em novos valores. Observa-se que, as pessoas cada vez mais estão buscando alternativas para se encaixar nesse parâmetro de pensamento ecologicamente correto, porém, nem sempre foi assim, antes não se tinha essa preocupação com o lixo, com os resíduos, com a preservação em geral, mesmo por que, a população não era tão grande como os números de hoje.

 

Este novo consumidor, manifesta uma preocupação com o meio ambiente, e passa a adotar um comportamento coerente com esses novos valores, são chamados de consumidores verdes ou ecológicos. Ou seja, são consumidores que procuram produtos e serviços que não agridem e causem menos impactos negativos ao meio ambiente.

 

Sendo assim, eles valorizam as empresas ambientalmente responsáveis, mesmo sabendo que o preço desses produtos e serviços são mais caros que os convencionais. Este tipo de consumidor compra essa ideia, pois sabem que este valor está agregado á uma responsabilidade social.

 

A medida em que cresce este conceito de proteção ao meio ambiente, a tendência deste comportamento do consumidor ecologicamente consciente, cresce e se concretiza a cada dia. Pois se tem mais compreensão da importância da preservação para o futuro do planeta.

 

São pequenas atitudes que fazem a grande diferença, as empresas que não se preocupam e que não são ecologicamente corretas, acabam ficando com uma imagem negativa junto a esse novo consumidor. Sendo assim, a empresa acaba ficando desatualizada com este novo conceito, e consequentemente, acaba perdendo esta fatia do mercado que está em plena ascensão.

 

De acordo com, Dias (2011, pag.33) afirma que: É este comportamento do consumidor ambientalmente consciente, preocupado com o ambiente natural, que , ao assumir gradativamente um modelo novo de paradigma de consumo, obriga as empresas a adotar uma nova forma de abordar o marketing, levando em consideração o aspecto ecológico. Sabe-se que, muitas empresas já estão de olho nesta fatia de mercado, investindo em produtos ou serviços ecologicamente corretos, desde montadoras de automóveis à fabricantes de palitos de dentes, estas empresas enfatizam em suas propagandas e embalagens, a preocupação com a sustentabilidade, afim de, atrair este novo consumidor.

 

No entanto, já existe um controle, por meio de legislações que gerenciam a fabricação e a comercialização destes produtos, são os  chamados de selos verdes, porém, há sempre um algo a mais que as empresas podem fazer, para se diferenciar no mercado.

 

Cada vez mais, observa-se uma mudança de comportamento das pessoas em relação a sustentabilidade de nossos recursos naturais , que a cada dia se tornam mais escassos. Isto implica em um mudança comportamental na sociedade, pois a pessoas passam a adotar novos procedimentos e condutas éticas.

 

Os produtos sustentáveis são uma realidade e vieram para ficar, em questão de anos, acredita-se que os produtos que não tiverem essa preocupação com a sustentabilidade se tornarão produtos politicamente incorretos. Ou seja, o consumidor ecologicamente consciente, não será  somente uma opção, e sim uma necessidade pela qual, deverá  ser atendida de forma mais digna, pois todos tem um bem em comum, é o bem pelo próximo e pela sociedade, onde todos interagem em função de consequências feitas por suas próprios ações.

 

 Referências

 

Dias, Reinaldo. Marketing Ambiental- Ética, Responsabilidade Social e Competitividade nos Negócios. São Paulo, Editora Atlas,2011.

 

                 

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