A Importância do Merchandising no PDV
O que é Merchandising?
É qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. (BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2001 pg. 18).
O Merchandising tem grande importância quando se trata de produtos. Hoje se tornou um dos maiores meios de comunicação quando o assunto é passar informações aos clientes através das demonstrações dos produtos, como em: Supermercados, televisão, shows, espetáculos teatrais e etc. Muitos são os fatores que podem influenciar os clientes no momento da compra, seja ela, a cor, o som, os odores, onde demonstra de uma forma impessoal a mensagem a ser transmitida.
Se tratando de PDV (ponto de venda) os materiais mais usados são os displays tanto de chão como de balcão, expositores, arranjo de vitrines e showroom. Há displays que são bem usados para expor a marca do produto como em filas de supermercados, através desta ferramenta o cliente é quase que “obrigado” a ver o anuncio demonstrado que leva até ele descrições de certos produtos que serão lançados ou até mesmo um produto que já exista no mercado, ocasião esta que leva o cliente a despertar o interesse e adquirir a mercadoria oferecida.
Os expositores tem por sua vez, organizar o local a ser exposto e nele demonstrar o produto seja ele para degustação ou para qualquer outro fim que não seja alimentício. Um fator muito importante também para o PDV é o espaço e local onde será oferecido o produto, quanto maior for o espaço maior serão os resultados de vendas.
Táticas de exibição
Imagine entrando em um grande supermercado onde a loja é pouco iluminada, as gôndolas não tem luzes e os produtos são arrumados aleatoriamente, ou seja, café com produtos de higiene pessoal ou com produtos de limpeza doméstica. O cheiro da loja não é atrativo, é até mesmo desagradável. O som interno está muito alto, com músicas barulhentas, os corredores cheios de carrinhos e o piso sujo.
Muitas vezes os clientes passam a adquirir os produtos por impulso de ver o local bem arranjado, as pessoas que atendem sobre o ponto de venda, o ambiente onde os produtos se encontram etc. Colocar pessoas bem humoradas, com um desempenho pessoal e simpático ajuda a influenciar o cliente a comprar mesmo que desnecessário.
Hoje em dia, as empresas que expõem seus produtos buscam cada vez mais melhorias e inovações para que os concorrentes não possam ter “espaço” sobre determinado local. Um dos pontos básicos para se obter sucesso nas vendas, é expor os produtos para clientes alvos. Não adianta nada a empresa investir um enorme dinheiro para vender o produto errado para pessoas erradas. Um exemplo clássico de sucesso, é a venda de produtos festivos em datas comemorativas como na páscoa ou no natal.
Na páscoa os clientes alvos são as crianças, então o uso de pessoas vestidas de coelhinhos, ovos para degustação, figuras dos personagens em destaque, ambiente colorido, a música que atrai os clientes ao local e outros atrativos que asseguram os pais de que ali é o melhor lugar, é a melhor ocasião para mostrar que cada mais o Merchandising é usado para influenciar os clientes no momento da decisão de compra.
São estas algumas das características que personalizam o ponto de vendas, pois são fatores que determinam à captação de um estímulo, causando impacto e ganhando a preferência do consumidor onde as técnicas e estratégias quando bem utilizadas, levara a empresa a resultados gratificantes.
Bilbliografia: Administração em Publicidade - A Verdadeira Alma do Negócio 2° edição - Marcélia Lupetti
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