Ferramentas de Comunicação
As ferramentas de comunicação são formas e técnicas de linguagem que foram evoluindo com a historia e é através delas que desenvolveram várias formas de gestão tais ferramentas são instrumentos de trabalho para algumas profissões, como jornalistas, publicitários, entre outros que utilizam esse recurso em diversas área do seu trabalho.
A ferramenta de comunicação também é utilizada na gestão das empresas, segundo Kotler (2000) é através da comunicação de marketing que as empresas buscam reafirmar a marca, informar e persuadir os consumidores lembrando sobre as marcas que eles comercializam, além de manter um relacionamento ativo direto com o cliente e a marca da empresa, em um processo continuo e constante.
As organizações e empresas procuram achar a melhor forma de atingir o cliente na área de comunicação entrando em contado com o cliente em qualquer lugar, a qualquer forma, utilizando algumas ferramentas de comunicação em gestão, com o objetivo principal de atuar da melhor forma de vender e destacar um produto ou a marca.
A comunicação deve ser entendida perfeitamente por ambas partes, onde a idéia do emissor (a empresa) deseja transmitir uma mensagem ao receptor (o consumidor) , sem que haja ruídos, Kotler (2006) afirma que a seleção de canais eficientes para a transmissão da mensagem se torna cada vez mais difícil à medida que os canais de comunicação se mostram mais fragmentados e congestionados.
1. Canais dos Meios de Comunicação
Kotler e Keller (2006) citam os canais de comunicação como meios pessoais e não pessoais. Keller (2006) afirmam que a influência pessoal representa um papel importante sendo a influência do boca-a-boca já comprovada, e com a modernização dos meios de comunicação, ela ficou ainda mais eficiente e formadora de opinião.
Os canais dos meios não pessoais citados por Kotler e Keller (2006) são direcionados a comunicação para mais de uma pessoa como por exemplo a mídia, que é constituída pelos meios de comunicação, escrita (jornais e revistas), transmitida (rádio, televisão), eletrônica (fitas de áudio e vídeo, página web) e expositiva (painéis, outdoors, cartazes) e outro outros canais.
A ferramenta de comunicação busca ressaltar a marca da empresa utilizando a observação de pessoas de grande influência como artistas e celebridades para a credibilidade da marca, criando um líder de opinião que outras pessoas seguem como referência desenvolvendo uma propaganda com grande peso de informação e valor de conversa (boca-a-boca)
As principais ferramentas de comunicação dentre os meios citados pelos autores são: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais e marketing, representando os principais meio de comunicação que será explicado no tópico seguinte.
1.2 Marketing
É uma ferramenta responsável pelo posicionamento da empresa no mercado perante aos seus clientes. É usada para determinar o interesse do consumidor diante da marca, produto ou serviço, assim determinando a estratégia que será utilizada nas vendas, na comunicação e no desenvolver do negocio.
O marketing ira cuidar de todo o ciclo de vida de um produto, desde sua produção até o seu consumo e tem a finalidade de criar valor e satisfação no consumidor gerando um relacionamentos positivo para a marca.
O marketing promocional é uma ferramenta dinâmica de atividades, desde o estudo de mercado, definição de uma estratégia, publicidade, venda e assistência após-venda do produto para obter os melhores resultados de vendas.
1.2.3 Propaganda
A propaganda é a mensagem transmitida a partir de um veiculo de grande circulação/veiculação como rádio, TV, revista, jornais entre outros é paga por um anunciante que tem por objetivo criar, reforçar ou reformar uma imagem ou referência da marca na mente do consumidor, expondo pontos positivos, qualidades e beneficiando o produto, serviço ou a marca da empresa.
A empresa deve ter conhecimento do seu estabelecimento para que o anunciante, o profissional de publicidade tenha informações necessárias para a construção do briefing, para repassar com eficiência a mensagem ao consumidor na criação da campanha publicitária.
Para a criação e planejamento de uma campanha publicitária deve-se tomar alguns cuidados pós-campanha, como exemplo se demanda será suprida nas vendas e, ainda, com a identificação da necessidade e desejo de compra ."A propaganda como meio promocional apresenta vantagens de atingir um número determinado de consumidores de acordo com as características e os objetivos visados pela organização." (LAS CASAS, 2000).
O merchandising pode ser usado na propaganda, divulgando ofertas na mídia como na promoção de vendas, quando se utiliza preços mais baixos ou brindes na aplicação de sua estratégica.
O Merchandising é uma ação de marketing ou material promocional usado nos pontos de vendas para informam, identificar, controlar, promover e proporcionar ao consumidor uma melhor visibilidade do produto, serviço ou marcas, com a intenção de influenciar ou motivas na decisão de compra.
Se o termo Marketing significa "ação no mercado", o termo merchandising significa "ação na mercadoria", de onde decorre que todos os elementos do composto de marketing devem estar presentes (LAS CASAS, 1997).