Segmentando o Mercado de Luxo



Segmentando o mercado de luxo

Para segmentar um mercado a empresa deve sempre pensar em qual forma ela irá estar atuante neste mercado. Nada mais é, do que, escolher um grupo de pessoas e trabalhar seu produto em cima dos desejos, das necessidades e da demanda desse público.

A segmentação por nível de renda ajuda os profissionais de marketing a determinar quais consumidores mais provavelmente responderão a uma determinada combinação de preço, estilo e qualidade. Consumidores de baixa renda com frequência mostram-se interessados por liquidações e saldos, enquanto os de alta renda muitas vezes dispõem-se a pagar mais por produto de prestígio ou de alta qualidade. (CHURCHILL, Gilbert A. & PETER, Paul J.; 2005, p.213). 

A segmentação de todos os mercados é feita a partir de seu poder aquisitivo, de sua atitude de compra, sua classe social, suas características, sua localidade, etc. No mercado de luxo isso é levado a fundo, sendo que dentro do próprio mercado luxo, são feitas outras segmentações, tais por localidade, características e uma que podemos chamar de status pessoal. Através de pesquisas, a empresa vai segmentando o público que quer atingir, nestas pesquisas pode-se descobrir informações como: Onde estão concentrados um número maior de consumidores de seu produto ou serviço, ou qual são os consumidores com maior poder aquisitivo.

O consumidor de luxo é definido por seu alto poder aquisitivo, estes que não questionam o quanto vale o produto ou serviço em questão, ele simplesmente paga por ele. Isso acontece devido ao fato de muitas vezes o motivo de compra, seja o status pessoal, às vezes até mais do que a própria necessidade.

Segundo Kotler e Keller (KOTLER, Philip; KELLER, Kelvin Lane, 2006, p.432) muitos consumidores usam o preço como um indicador de qualidade. O que diz, quanto maior o preço, maior a qualidade do produto. E isso é levado extremamente em conta para o mercado de luxo. Empresas de elite do luxo usam a matéria prima de mais qualidade para a produção de seus produtos, e isso acaba refletindo em seus consumidores, que acabam se tornando dependentes desse produto, independente do preço que o será cobrado pelo mesmo.

Para a preparação da estratégia, a empresa deve fazer toda uma parte de pesquisa, tais essas para saber se o produto oferecido vai ou não ter aceitação naquele mercado. No mercado de luxo essa pesquisa deve ser muito bem elaborada, pois se trata de um perfil que exige muito mais da empresa. Pois se trata não apenas de consumidores, se tratam de formadores de opinião, essa opinião pode ter uma influência muito grande no mercado. Ganhar o conceito desse consumidor é de suma importância para se colocar um produto no mercado de luxo, grandes estudos e grandes pesquisas devem ser feitas até chegar neste consumidor.

Basicamente, estes são os pontos a serem trabalhados para uma segmentação dentro do mercado de luxo. A empresa que conseguir agradar esses formadores de opinião, com certeza terá uma grande parcela de credibilidade dentro do mercado e estará mais próxima de conseguir atingir o público alvo em geral. 

Douglas Rodrigues

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