Merchandising aplicado no ponto de vendas



O ponto de vendas, também conhecido como PDV é um ponto instalado dentro do local de vendas, como supermercados, lojas entre outros para promover a venda do produto e estimular os clientes à compra.

Segundo Regina Bessa, autora do livro Merchandising no ponto de vendas e profissional da área de marketing, o merchandising define-se como qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

 O merchandising é um complemento utilizado no PDV para ajudar a valorizar o produto e influenciar a decisão de compra através de elementos atrativos, como as gondolas no supermercado, stands, prateleiras enfeitadas, balões, entre outros elementos em que esteja evidente a identificação do produto.  Pode ser aplicado também em agencias bancarias onde a oferta é um serviço e os elementos de merchandising são os cartazes, display de balcão e de parede, banners, etc.

A técnica de merchandising no PDV é aplicada de acordo com o local dentro do estabelecimento, onde seja organizado e sua exposição seja de forma sutil, para que evite ao consumidor a sensação de um ambiente desagradável.

Existem algumas técnicas de aperfeiçoamento para a implicação do merchandising no ponto de venda. São elas:

Técnicas de exibição

Trata-se da técnica para exibição dos produtos, incluindo a organização e a disposição do produto para torna-lo atraente e estimulante ao consumo/compra. São relevantes à técnica a estrutura para disposição dos produtos, o posicionamento dos produtos nas prateleiras, a qualidade e designe das embalagens, o destaque adequado das ofertas promocionais, vitrines e etc. A técnica de exibição utiliza-se dos cinco sentidos dos consumidores ( visão, audição, paladar, tato e olfato) para a motivar a compra.

Display

A função do display é colocar o produto em evidência. O display deve apresentar como qualidade primordial, a aparência de uma unidade onde vários produtos expostos se integrem, mas ao mesmo tempo se discrimine no ambiente, atraindo a atenção do público. Existem alguns tipos de displays entre eles os mais utilizados são os displays de chão que são todos aqueles que são independentes das gondolas, ficam no chão e geralmente ocupando cantos e corredores de um estabelecimento (PDV). Os displays de prateleira são displays que devem ser exibidos de acordo com o tamanho das prateleiras das lojas e supermercados. Esta ferramenta atende bem ao consumidor que procura o produto nos pontos de vendas. Os displays de check out também são muito utilizados no pdv, são aqueles que estão expostos nos guichês, os caixas de supermercado. Geralmente são utilizados por agencias bancárias, para divulgar algum tipo de serviço, dando uma opção ao consumidor quanto a forma de pagamento. E o mais utilizado são os displays de gondolas,são feitos sob medida, com a negociação e permissão da loja ou estabelecimento. No Brasil, geralmente a exposição de um produto ou uma linha de produto é assimilada a promoção e preço baixo. Portanto, o consumidor tem preferencia a comprar o que esta na ponta da gôndola, tendo em vista de que esta adquirindo um produto com menor preço.

cores

As cores também são ferramentas utilizadas no pdv para atrair e chamar a atenção do consumidor ou destacar um produto das demais mercadorias. Há diferentes utilizações de cores dentro do PDV. As cores primárias (vermelho, azul, amarelo, verde) atraem as crianças. Os adolescentes são atraídos por cores fortes e quentes. Os esportistas por cores mais vivas. As mulheres (geralmente consumidoras de lingerie) atraídas por tons mais suaves. Os homens executivos, por cores neutras (cinza, azul- marinho, preto).

O merchandising no ponto de vendas é uma das ferramentas mais eficazes no MIX DE MARKETING para impulsionar as compras, reforçar uma marca ou um produto quando aplicada no ponto de vendas, gerando uma aproximação maior com os consumidores e induzindo-o sutilmente à compra.


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