O Museu Bob Marley



A Jamaica é conhecida por suas praias e paisagens exuberantes que atraem visitantes das mais diversas partes do mundo. Mas antes de ganhar status de point turístico do mar caribenho, a ilha tornou-se conhecida por ser a terra de Bob Marley. O cantor e compositor que difundiu o reggae pelo mundo nasceu em Nine Mile, cidade do interior jamaicano, e cresceu nos guetos de Kingston, capital do país.

A convivência próxima com a pobreza despertou em Bob a consciência das desigualdades sociais que condenavam pessoas a uma vida de miséria e criou nele uma visão crítica a respeito da sociedade à sua volta. A música foi a forma de expressão que ele encontrou para expressar suas idéias, seu modo de ver o mundo. As mensagens de Bob Marley falavam do mal que os homens causam a seus semelhantes, mas também lembravam que tudo podia ser diferente se as pessoas amassem o seu próximo, se todos enxergassem o outro como seu irmão. Por causa da mensagem de paz e amor que sempre levava, Bob conquistou admiradores em todo o mundo e tornou-se uma lenda. Sua morte em 1981 entristeceu os fãs, que desde então passaram a buscar meios de sentirem-se perto do ídolo de alguma forma. Para essas pessoas, o Museu Bob Marley, na Jamaica, é o lugar perfeito.

O Museu funciona na casa onde Bob viveu, na rua Hope Road, número 56. A residência foi transformada em local de visitação por sua esposa, Rita Marley, seis anos após a morte do músico.  A construção apresenta arquitetura típica do século XIX, e muita coisa foi mantida exatamente como Marley deixou. A visita é guiada e dura aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Na casa podem ser vistos objetos pessoais do cantor, como uma de suas guitarras favoritas e o Land Rover que ele dirigia. O Museu possui um auditório com 80 lugares onde é exibido aos visitantes um pequeno filme sobre a vida de Bob, além de uma galeria de fotos.

No Museu Bob Marley funciona o Legend Cafe, onde pode ser feita uma pausa para o lanche ou almoço. O estabelecimento também serve café da manhã e sucos naturais. Antes de partir, o turista pode comprar recordações da visita em uma loja de presentes que o Museu possui. Lá são encontrados CDs, camisetas e pôsteres de Bob, além de souvenirs da Jamaica. O passeio é um verdadeiro contato com a vida pessoal de Bob Marley, as memórias e o cotidiano do homem por trás da lenda. Uma experiência que todo fã do rei do reggae adoraria vivenciar.


Autor: Telma Gomes Souza


Artigos Relacionados


Casa De Veraneio De Bob Marley é Transformada Em Resort

"confrontation", Um Disco De Bob Marley Repleto De Achados

Jamaica, Terra De Bob Marley

O Reggae Roots Da Tribo De Jah

Bob Marley E Sua Corrida Contra O Tempo

A Morte Não é O Fim - Artistas Continuam Vendendo Discos E Faturando Depois De Mortos

A História De Bob Marley