O Campeonato Brasileiro de 1972



O Campeonato Brasileiro de 1972 teve início em 9 de setembro e só conheceu seu campeão em 13 de dezembro. Quatro chaves foram formadas na primeira fase: duas de seis e duas de sete times cada. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançavam para a segunda fase, onde eram formadas quatro chaves de quatro clubes cada. Os campeões de cada grupo classificavam-se para as semifinais, disputadas em um único turno, com a vantagem para o clube de melhor campanha. A final também foi disputada em um único jogo com vantagem de empate para o time de melhor campanha.

Com 26 clubes, não seria difícil elaborar um regulamento coerente e efetivo. Com o Brasileirão matematicamente redondo e a política militar não interferindo tanto no torneio, não houve maiores problemas. Porém nem tudo foram flores. A política começava a exercer certa influência sobre a organização. Alguns estados faziam questão de receber os jogos e, além disso, terem representantes. No fim das contas, seis equipes passaram a integrar a Série A. Foram convidados um clube baiano, um amazonense, um paraense, um alagoano, um sergipano e um do Rio Grande do Norte. No ano de 1972 não houve a Série B.

Após o título ser comemorado pelos mineiros, mais especificamente pelos atleticanos (foi o primeiro título do Galo), foi a vez dos paulistas levantarem a taça e soltarem o grito de campeão. Quem representou o estado de São Paulo naquele ano foi o Palmeiras. Na época, o clube era conhecido como “A Academia”.

Mas antes da comemoração, o Palmeiras encarou de frente o Botafogo. O clube carioca era visto como o melhor do país, o favorito desde o início. A imprensa do Rio de Janeiro acreditava veemente no título nacional do alvinegro.

O Botafogo ficou conhecido nessa época por revelar um dos maiores jogadores de todos os tempos, o Garrincha. De fato, era um time fantástico, porém a imprensa esqueceu que o Palmeiras também tinha um elenco de qualidade e que não tinha chegado a final sem mérito algum. Não deu outra: o jogo foi complicadíssimo para ambos os lados, boas jogadas, muita disputa, garra e vontade.

A partida terminou em 0X0. Como o Palmeiras tinha a vantagem do empate, consagrou-se campeão nacional. Uma multidão vestindo verde e branco tomou conta das ruas. A Sociedade Esportiva Palmeiras fechou o ano de 1972 com chave de ouro.


Autor: Telma Gomes Souza


Artigos Relacionados


Fluminense Campeão Do Brasileirão 2012 - Acabou O Campeonato?

Campeonato Brasileiro Da Série B

Times Com Maiores Médias De Público Em 2012

A 36ª Rodada Do Brasileirão 2012

Jogadores Estrangeiros No Campeonato Brasileiro

Artilheiros Do Futebol Brasileiro Nos Anos 90

Brasileirão 2012 - Os Confrontos Finais