A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA



RESUMO 

Ao analisar as possibilidades do jogo no ensino da Matemática, momentos em que crianças, de maneira geral, exercem atividades com jogos em seu dia-a-dia, fora das salas de aula, subentendem-se que muitos desses jogos culturais e espontâneos, apresentam impregnados de noções matemáticas que são simplesmente vivenciadas durante sua ação no jogo, este por sua vez tem por objetivo na disciplina de Matemática desenvolver no aluno a necessidade de explorar possibilidades, argumentar, verificar, observar, fazer conjecturas que são etapas importantes para o desenvolvimento do raciocínio lógico, fazendo com que o aluno perca o receio de errar, analise seu erro e oportuniza o progresso em seu próprio ritmo. Este por sua vez deve ser utilizado não como instrumento recreativo na aprendizagem, mas como facilitador, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos. Desenvolvendo a busca de novas estratégias de solução, aprimorando a organização do pensamento. Este trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa com intuito de colaborar com a introdução do lúdico aplicado ao ensino da Matemática como proposta de fazer com que a brincadeira seja uma aliada ao desenvolvimento cognitivo da criança.
Palavras – chaves: Brincadeira, Lúdico e Matemática

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Como Trabalhar Jogos Envolvendo As Quatro OperaÇÕes

Xadrez No Ensino Da MatemÁtica: Uma ExperiÊncia De Ensino

Ensino Da Matemática Na Educação Infantil E Especial

Ambientes Virtuais E O Ensino Da Matematica: Uma Ressignificação Do Processo Ensino-aprendizagem Para As Crianças Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental I

Linguagem E O Aprendizado Da Matemática

O Prazer De Brincar No Processo De Aprendizagem

"a Matemática Da Inteligência Humana E Acordando A Humanidade"