COMO RECEBER MINHA HERANÇA?



O processo de recebimento de heranças é bastante complicado, envolve uma extensa lista de documentos necessários para sua liberação, há prazos que devem ser seguidos com rigor para não tornar o processo demasiadamente demorado.

Em primeiro lugar deve-se buscar orientação em escritório de advocacia SP por exemplo, porque dificilmente você poderá levar adiante um processo tão delicado e cheio de detalhes para serem resolvidos. Um bom advogado o ajudará com informações e principalmente ações eficientes.

Há dois tipos de herdeiros, os testamentários, como o próprio nome sugere, são os citados em um testamento, que podem ter suas cotas diferentes entre cada benificiário, e os herdeiros legítimos, normalmente os de laços hereditários, em que não há necessidade de haver um testamento, e os bens são divididos em cotas iguais para os seus beneficiários.

Quando o beneficiário é um cônjuge pela lei tem direito a 50% de todos os bens levantados no processo, e os filhos os 50% restantes divididos em partes iguais entre si.

De qualquer forma a maneira certa de resolver questões de heranças, é procurar um bom profissional em um escritório de advocacia especializado.

O primeiro passo será abrir um inventário em um cartório, e o advogado fará o levantamento dos bens, e reunir a documentação necessária.

No caso de haver testamento que inclui pessoas que não são descendentes ou ascendentes diretos, consta na lei que não é possível deixar como herança mais de 50% dos bens possuidos. E o restante deve ser divido entre os herdeiros legítimos.

É de muita importância que a partilha ocorra de forma amigável entre as partes para que não haja disputas na justiça, tornando o processo ainda mais demorado.

Outra questão que pode atrapalhar o recebimento e a existência de dívidas relacionadas à pessoa que deixou a herança, ou irregularidades que possam existir em torno aos bens, como por exemplo, empresas e imóveis com pendências. A burocracia para resolvê-las é grande e extremamente complicada.

Em tese, após a morte de uma pessoa seus herdeiros passam automaticamente a serem responsáveis por suas partes do  patrimônio da pessoa falecida. E se estiver tudo regularizado em média de seis meses poderá estar finalizado o processo. Porém os trâmites legais devem ser seguidos de acordo com a lei. Seja qual for a situação em que você se encontra busque informações e auxílio com profissionais qualificados, para resolver esta delicada questão da melhor maneira.

Download do artigo
Autor: Sonia Sanches


Artigos Relacionados


Como Encontrar Um Escritorio De Advocacia Em HigienÓpolis?

DivÓrcio: Como Identificar O Fim Do Casamento

5 Dicas Para Encontrar Um Bom EscritÓrio De Advocacia

PensÃo AlimentÍcia: Como Recorrer Aos Seus Direitos?

Como Fazer EstÁgio Em Um EscritÓrio De Advocacia Em SÃo Paulo?

Relação Advogado-cliente

Reflexões Sobre A Advocacia