Medo, Fobia E Pânico



O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta, demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, similar à ansiedade. Difere desta, no fato de que o indivíduo antecipadamente teme o encontro com a situação ou objeto. O medo pode se transformar em doenças como: a fobia e o pânico, pois aumentam gradativamente.

A fobia é um medo irracional que provoca a esquiva consciente do objeto ou situação específica, grave sofrimento psíquico, e ainda, compromete as relações sociais do indivíduo afetado.

No pânico acontecem intensas crises de ansiedade ou medo, produzindo sintomas como: taquicardia, sudorese, tremores, náuseas, formigamentos, etc.; muitas vezes confundido com alguma outra doença. Nas crises intensas, os pacientes podem experimentar “medo da morte”, um “estado de loucura” ou uma “perda de controle” das emoções e do comportamento.

O transtorno ou síndrome do pânico é um sério problema de saúde, faz com que o indivíduo tenha ataques de pânico esporádicos, intensos e muitas vezes recorrentes, pode durar meses ou mesmo anos.

A psicoterapia é indicada como tratamento e procurar ajuda em qualquer momento é de grande alívio, pois grande parte dos sintomas pode desaparecer em algumas poucas semanas.

Publicado no Jornal Jundiaí Hoje/2008
Autor: Sol Sanchez


Artigos Relacionados


Ansiedade E Estado De Pânico

Resumida ExplanaÇÃo Sobre A SÍndrome Do PÂnico

Síndrome Do Pânico - Como Reconhecer O Problema?

Conhecendo Os VÁrios Tipos De Humor

Depressão

O Que A Psicoterapia Pode Fazer Por VocÊ

A Ansiedade Pode Causar Câncer.