O Que é Ser Gerente de Projetos?



O que é ser Gerente de Projetos? 

*Francisco Iglesias Bretas 

As organizações estão reconhecendo a importância do gerenciamento de projetos além de perceber que apenas considerar um técnico-especialista como “Gerente de Projeto” não o transforma realmente nesse profissional. 

Segundo o PMBOK, o gerente de projetos é a pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto. 

Seu papel é diferente de um gerente funcional, ou seja, o gerente funcional está concentrado em proporcionar o gerenciamento de uma área administrativa enquanto o gerente de projetos está concentrado em proporcionar o gerenciamento dos recursos de um projeto, isso inclui: 

Gerenciamento dos recursos humanos.

Gerenciamento dos recursos físicos.

Gerenciamento dos recursos técnicos.

Gerenciamentos dos recursos financeiros.

Gerenciamento de outros recursos. 

O Gerente de Projetos é o responsável pelo sucesso ou fracasso do projeto que ele gerencia. Em outras palavras, um líder e por isso, deve ser capaz de inspirar e motivar sua equipe de tal forma que esta consiga entregar os resultados esperados. 

Enquanto líder, o Gerente de Projetos deve montar uma equipe com sinergia e ao mesmo tempo diversidade, criando um ambiente colaborativo na execução do projeto, permitindo assim, um trabalho de agregação. 

Mas tão importante quanto ser um líder é saber lidar com o poder delegado, até porque, o poder é amoral, ou seja, você conduz e toma a decisão e muitas vezes, a pessoa designada para o cargo de Gerente de Projetos não está emocionalmente preparada para lidar com as adversidades durante a execução do Projeto ao qual foi designada. 

A inteligência emocional segundo GOLEMAN, Daniel é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. 

Ainda segundo ele, a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Pessoas com qualidades de relacionamento humano têm mais chances de obter o sucesso profissional. 

A inteligência emocional está diretamente relacionada a habilidades como automotivação e persistência, seja controlando impulsos, canalizando as emoções para situações apropriadas, praticando a gratificação prorrogada, ou até mesmo, motivando as pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, obtendo seu engajamento a objetivos comuns.

A inteligência emocional pode ser dividida em: 

Inteligência intrapessoal: é a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva. A inteligência intrapessoal segundo GOLEMAN, Daniel, compreende basicamente: 

  • Autoconhecimento emocional: capacidade de reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. 
  • Controle emocional: habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. 
  • Automotivação: dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca. 

Inteligência interpessoal: é a habilidade de entender as pessoas, o que as motiva, como trabalham e como trabalhar cooperativamente com elas. A inteligência interpessoal segundo GOLEMAN, Daniel, compreende basicamente: 

  • Reconhecimento de emoções em outras pessoas. 
  • Habilidade em relacionamentos interpessoais. 

Nem todo projeto é simples ou fácil, por isso, precisamos nos capacitar, gerenciar as equipes, liderar e acima de tudo, utilizar o poder de forma consciente e inteligente. O gerenciamento de projetos, assim como diversos outros ramos de negócios, possui qualificações e habilitações próprias às quais podem ser divididas em três grupos distintos: 

Competências técnicas: é o conhecimento sobre o produto do projeto ou suas especificidades. 

Competências gerenciais: aborda principalmente o domínio das ferramentas, técnicas e habilidades gerenciais através de treinamentos, capacitações e desenvolvimento de pessoas. 

Competências de negócio: tratam basicamente as habilidades de negociação e a capacidade de se relacionar com clientes, fornecedores e com as demais áreas da organização. Uma das principais habilidades contidas neste grupo é a Gestão de conflitos. Conflitos não devem ser evitados nem abolidos. O conflito é uma contraposição que se faz necessária em alguns momentos, pois é uma das grandes forças que nos permite seguir a diante. 

Em contrapartida, há também o fator stress que quando excessivo pode ser bastante prejudicial ao projeto, mas a sua falta também pode trazer certa apatia ao projeto. O Stress faz as pessoas buscarem sua sobrevivência, sua diferenciação, ajudando a evitar seu comodismo. Tudo na vida deve ter medida, e no Gerenciamento de Projetos isso não é diferente. 

Correr riscos faz parte do negócio, portanto, é de suma importância que o Gerente de Projetos seja arrojado o suficiente para que ele possa tomar uma decisão sem necessariamente ter todas as informações de que precisa. Existem coisas que dependem de atitude, pois o Gerente de Projetos pode não ter todas as informações no momento necessário para a tomada de decisão. 

O caminho para se tornar um Gerente de Projetos é tortuoso, trabalhoso, difícil e nem todo mundo chega, assim como em qualquer outra profissão. A caminhada não é fácil, e isso é natural quando falamos de uma profissão relativamente nova. Existem três elos importantes que devem ser considerados nesta caminhada:

Primeiro Elo - Qualificação: você tem que se capacitar e reciclar conhecimentos a todo o momento. 

Segundo Elo - Mercadológico: a empresa que te contrata ou terceiriza tem que entender que esse tipo de função também é útil. Isso ainda hoje é um desafio, até porque, a profissão de Gerente de Projetos é relativamente nova no mercado.  

Terceiro Elo – Stress: some a força que você precisa ter para estudar, a cultura organizacional e as frustrações pelas quais você já passou na empresa onde trabalha. Alguma vez você pensou em desistir e começou a acreditar que a profissão não valia a pena? 

Por outro lado, se você consolidar estes três elos, você obtém uma força incrível, sem precedentes, até porque, o Gerenciamento de projetos é uma das formas mais baratas que existe para prevenir o fracasso dos empreendimentos. Simples assim, contrate um Gerente de Projetos eficiente para lhe ajudar a errar menos! 

A profissão de Gerente de Projetos assim como qualquer outra profissão pode ser maravilhosa ou péssima, o que importa é a expectativa de cada um, a dedicação, a força de vontade e não poderia faltar, uma pitada de sorte para que você consiga sensibilizar seu Líder ou as pessoas ao seu redor. 

O Gerente de Projetos não precisa ser um especialista na área de atuação do projeto, mas deve, acima de tudo, conhecer o mínimo necessário para compreender bem o escopo proposto e assim poder alocar na equipe do Projeto, especialistas em cada uma das áreas de atuação de forma a alcançar os objetivos do Projeto. Aí está a “maravilha” desta profissão! O Gerente de Projetos é um profissional generalista que compreende uma série de competências e, por isso, deve entender o problema, analisar as causas e encaminhar uma solução viável identificando soluções que melhor se adéquem ao momento. 

REFERÊNCIAS: 

5’ PM Podcast ..:: Vale a pena ser Gerente de Projetos? Parte 1 de 2 – VARGAS, Ricardo Viana

(acessado em 07/07/2012). 

Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária que redefine o que é ser Inteligente Primeira Edição (Daniel Goleman, ph.D.). 

Um Guia do CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK) Quarta Edição (Project Management Institute, Inc) 2008.


Autor: Francisco Iglesias Bretas


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