Brincadeira De Criança



Futebol, vôlei, pega-pega, polícia e ladrão, pular corda, entre tantas brincadeiras, até esquecemos o quanto brincamos quando criança, como a infância nos traz ótimas recordações, dizemos até que voltaríamos no tempo para ser criança novamente.

Elas se esquecem de tudo quando estão brincando, sujar a roupa, ah! Isto não é problema para elas, esquecem até mesmo, de comer! Se deixar, brincam o dia todo e nem almoçam, e se tentar tirar elas da brincadeira, começam logo a chorar, espernear, fazer birra, como se tivesse tirando delas a única coisa que elas possuem. E realmente é a única coisa que ela está vendo naquele momento, sábias são as crianças que nos ensinam esta mágica de esquecer e focar no que estão fazendo.

Em uma determinada idade, acham que já são adultas e começam a ver os "problemas", que não existiam, aparecem às responsabilidades; ir à escola, estudar para as provas, arrumar a bagunça do quarto, entre outras varias atribuições determinadas pelos pais que querem o melhor para seus filhos.

E ai, bingo! Começa a ficar complicado, com tantos compromissos, começam a ver as coisas de forma diferente, começam a ver aquilo que não viam quando estavam brincando, e aí as dúvidas começam a aparecer tais como, brincar ou fazer a tarefa de matemática, e o quarto a que horas arrumar? Nossa! Precisava ensaiar a peça de teatro, mas tem a aula de inglês no fim da tarde, são tantos compromissos que não sabem por onde começar.

E o tempo passa, e quando realmente crescem percebem que estas complicações eram mínimas perto do que viria. Vestibular, faculdade, morar fora de casa, se formar, e aí começar a trabalhar, nossa! O sonho realizando com uma carreira promissora, realização pessoal, ganhar muito dinheiro, ser independente, e não existirá mais nenhum problema.

Mas nem sempre acontece, vem à primeira frustração! Para encontrar seu primeiro emprego, que dificuldade, meses e nada, até que inicia em um estagio em uma empresa fazendo o trabalho de "auxiliar do auxiliar do gerente", um trabalho quase escravo, e acreditando que um dia aparecerá a oportunidade que precisa.

Bom! mas a oportunidade vem, começa a fazer de tudo para tentar subir de cargo na empresa, tenta abraçar o mundo, puxando mais trabalho e mais responsabilidade, mas nada, só aumentou o serviço, e quando vê, já está desanimado, pensa até abandonar o estagio e fazer outra faculdade, que este não é mais o que busca para seu futuro.

A maioria das pessoas pensa que muita responsabilidade e trabalho, trarão a garantia de um trabalho bem feito. Enganam-se, quanto mais atribuições menos tempo terá para se dedicar a elas, perde o foco do que realmente está buscando. Isto é um caminho sem volta, é um ciclovicioso, todos que estão à sua volta pensarão que você possui as soluções de todos os problemas, acrescentando-lhe ainda mais responsabilidades.

Os adultos esquecem-se de ser como criança, e encontrar em suas atribuições uma forma de brincadeira, claro que uma brincadeira séria, como as crianças que não perdem a vontade de continuar a brincadeira, se entregando de corpo e alma.

Leve seus compromissos e responsabilidades como se fossem uma brincadeira, tenho certeza que essa forma de conduzir as coisas será melhor que as brincadeiras que brincamos quando criança.

"Quando criança, adulta quer ser, mas adulta, criança teremos que ser."

Alessandro S. Silva


Autor: Alessandro da Silveira Silva


Artigos Relacionados


A Importância Do Lúdico No Desenvolvimento Da Criança

Criança Tem Que Estudar,brincar E Também Trabalhar!

O Jogo Como Forma De Ensino Na Educação

Os Jogos Na Clínica Psicopedagógica

10 Motivos A Favor Do Aborto

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Crianças (poesia)