A FALTA DE MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR



A FALTA DE MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR*

               Ana Flávia Machado Alves**

 

                  A desvalorização para com o professor, ultimamente, está sendo um grande problema, fazendo o profissional se desmotivar, o professor está sendo visto como uma profissão qualquer, sem importância, mas as pessoas não param para pensarem que sem o professor não haveria o médico, o dentista, o juiz, o engenheiro, o psicólogo e demais profissões, pois todos têm que passar por um professor, o professor é à base da sabedoria. Hoje os alunos, a família e até mesmo a direção das escolas não têm respeito pelo professor, mas se na escola chegar um dentista ou uma psicóloga para fazer alguma palestra, todos lhes recebem muito bem, somente pela profissão que exercem.

                 Infelizmente nas escolas o professor é alvo de tudo, mas o mesmo não tem apoio familiar. Para mim o que torna mais dificultoso o trabalho em sala de aula é o desinteresse e desrespeito dos alunos, os pais apenas os mandam para a escola somente pela presença, para receber benefícios do governo, não os incentivam a estudar.

                 São por esses motivos que cada vez mais as pessoas estão se afastando da área da educação. Hoje não há punição para os alunos, eles não conhecem a palavra “respeito”, os alunos agora são cheios de direito e os pobres dos professores têm que pisar em ovos para fazer um bom trabalho e conquistar o respeito e a confiança dos alunos.

                 Um professor que trabalha um turno é como se ele trabalhasse três, pois ele tem que preparar uma boa aula, elaborar provas, corrigir uma pilha de atividades, redações e provas, sendo que ele não vai receber por essas horas de planejamento, que são mais cansativas do que as horas que ele passa na sala de aula. O professor além de ser desvalorizado, desrespeitado no seu local de trabalho, sofrer ameaças dos próprios alunos, trabalhar demais ainda não recebe uma boa renumeração.

                    Enquanto a educação continuar dessa forma, os professores forem desvalorizados, a família não incentivar os alunos, o governo não valorizar o trabalho do professor a educação não vai mudar e em alguns anos não haverá mais professores.

*Texto orientado pelo Professor Leunam Gomes da Disciplina de Tópicos Especiais I em novembro de dois mil e onze.

*Acadêmica do 7° período do Curso de Letras Habilitação em Língua Portuguesa.

 


Autor:


Artigos Relacionados


Professor - O Invisível Social

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

Ser Professor...

Violência Escolar Ta Na Moda

Educação No Brasil

Professor De Educação Infantil: Alicerce Para Formação Intelectual, Crítica E Social Do Ser Humano

Ser Professor