CONCEITO DE EDUCAÇÃO INFANTIL



sirlene mendes gomes

silvane mendes de jesus

 

Resumo

 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - (Brasil, 1996, seção II, em seu art. 29), “a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e comunidade”.

A educação pré-escolar é uma das etapas extremamente importante para o desenvolvimento global da criança. Essas etapas devem ser oferecidas com qualidade. Os estímulos que uma criança recebe em seus primeiros anos de vida, irão definir seu sucesso escolar e o seu desenvolvimento.

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.(BRASIL, 1998, p. 23).

A esse respeito pode-se dizer que a construção de uma pedagogia para educação infantil ressalta o direito de ser criança, de poder brincar, viver experiências significativas de forma lúdica, informal e o direito de ir à escola e aprender de forma mais sistematizada. Pois ao assumir a função lúdica e educativa, a brincadeira propicia diversão, prazer, potencializa a exploração e a construção do conhecimento, brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, principalmente para as crianças da Educação Infantil.

Sendo assim a educação infantil deve cumprir um papel socializador e promovedor do desenvolvimento da identidade da criança por intermédio de aprendizagem diversificado em situações de interação, reconhecemos então, a partir dessas informações que a brincadeira, a atividade lúdica deve estar sempre presente na educação infantil.

A educação infantil deve ser oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de0 a3 anos de idade, e em pré-escola, para as crianças de4 a6 anos de idade. Ainda que não obrigatória, é um direito público, cabendo a expansão da oferta ao município, com o apoio das esferas federal e estadual. (Brasil, 1996).

Desta forma, as creches e pré-escolas, passam a ser vistas como locais legítimos para promover o desenvolvimento infantil através de vários recursos pedagógicos, uma vez que a mesma tem a função de educar as crianças nas suas múltiplas necessidades.

 

 


Autor:


Artigos Relacionados


O Papel Da Ludicidade Na Educação Infantil

A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil

''disciplina E Limites Na Educação Básica E Na Família''

Aprender Brincando: O Lúdico Na Aprendizagem Infantil

A Importância Da Educação Física Para A Educação Infantil, Na Formação Do Aluno

O Resgate Do Brincar Na EducaÇÃo Infantil.

A Brincadeira No Desenvolvimento Integral Do Ser Humano