É preciso um orientador e um supervisor trabalhando interdisciplinarmente



O papel do diretor hoje não é mais centralizado, nem apenas administrativo, mas democrático e com a responsabilidade de atuar em todas as partes da comunidade escolar com reflexo, principalmente, na sala de aula.

Assim como a educação na sociedade contemporânea tem o caráter colaborativo, coletivo e acontece em ambientes formais e não formais, o diretor, que deve olhar para a escola como reflexo desta sociedade, precisa ser um elemento de ação conjunta com os setores ligados à liderança e decidir, ouvindo e discutindo com professores, funcionários, pais e alunos, numa concepção democrática de gestão.

Se o gestor tem uma prática de debate com sua equipe, permitindo participação de todos com ideias e sugestões, esta dinâmica será a mesma com os alunos e professores em sala de aula.  Como consequência estes alunos estarão aprendendo como fazer parte da vida pública, com dignidade, vivendo a plenitude de uma vida cidadã dentro de uma sociedade democrática.

Neste sentido, a prática do gestor tem um papel transformador partindo da escola para a sociedade.

Essa transformação da educação escolar deve ser em conjunto com os supervisores, que atuam junto aos professores coordenando e viabilizando reflexões e formação continuada, e orientadores, que tem o papel de acompanhar o desenvolvimento do educando sob todos os seus aspectos.

Supervisores e orientadores devem trabalhar em parceria buscando o crescimento profissional, a capacitação, a ação reflexiva dos docentes e o desenvolvimento intelectual, pedagógico, social e afetivo dos alunos, levando em conta o currículo escolar, de maneira interdisciplinar, contextualizada e crítica.

Enquanto a ação conjunta, participativa, reflexiva, crítica, dinâmica do diretor, supervisor e orientador gera a reavaliação da prática docente para readequação do projeto pedagógico da escola, os alunos passam também a tomar parte ativamente do processo de transformação de uma educação que o coloca futuramente como indivíduo consciente de seu papel na democracia.

Fonte:

souza, Nice Maria de Albuquerque Lima..Gestão de Sistemas Educacionais II/Universidade Castelo Branco – Rio de Janeiro: UCB, 2009. – 52 p.: il.


Autor: Valéria Francisco De Souza


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