PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO SUPERIOR UMA ABORDAGEM REFLEXIVA.



FONTES, Marcos Aurélio Rodrigues¹.

FARIA, Adriano A ². 

RESUMO                                            

Trabalho, elaborado a partir de estudos, bibliográficas, tem como objetivos compreender e analisar criticamente as questões que permeiam as práticas avaliativas dentro da instituição escolar, no ensino superior, como também verificar a importância deste contexto avaliativo na formação profissional. Aponta possibilidades que, para além do uso da avaliação como aferição e classificação, punição ou mero instrumento de controle ou expressão de poder, possa contribuir para a efetivação de aprendizagens mais significativas em torno dos objetivos pretendidos. O estudo traz questões relativas a prática educativa no dia-a-dia e os dilemas que inquietam os professores. Neste sentido considera-se que a proposta de estudo teórica durante a realização de atividades práticas poderá instrumentalizar os professores propondo a reflexão do processo avaliativo do ensino e aprendizagem junto aos profissionais da educação. Traz um breve levantamento histórico e muitas definições sobre avaliação encontradas na literatura. Mais especificamente, esta proposta de levantamento atenta-se sobre a avaliação da aprendizagem no ensino superior.

Download do artigo
Autor: Marcos Aurelio Rodrigues Fontes


Artigos Relacionados


Critérios De Avaliação No Processo De Ensino Aprendizagem Escolar Dos Professores Do 1° Ano Do Ensino Fundamental

O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil

Avaliação Da Aprendizagem No Ensino Superior

Avaliação Da Aprendizagem Sob Uma Nova Perspectiva

O Uso Das Tecnologias Em Projetos De Ensino-aprendizagem

Principais Dificuldades Do Processo De Ensino Aprendizagem Em Química – Contribuições Para Formação Docente

Plano De Ensino