Cronologia da Vida e a Terceira Idade



De um modo geral costuma-se dividir esquemàticamente o nosso tempo de vida em três períodos que se convencionou chamar de infância, maturidade e velhice,ou primeira, segunda e terceira idades ...

A primeira delas, a infância, a par das suas várias subdivisões, pode ser considerada didàticamente como sendo o período que vai desde o nascimento até a maioridade civil que , no nosso meio, costuma ser estabelecida ao redor dos 18 ou 20 anos.

A maturidade, ou segunda idade , é a vida adulta , que se situa entre a infância e a velhice e esta é a que começa aos 65 anos de idade, quando se encerra a fase economicamente ativa da pessoa e começa o seu tempo da aposentadoria.

Contudo, a Organização Mundial da Saúde, através de estudo e levantamento estatístico mundial,elevou a velhice, ou terceira idade, para 75 anos, devido ao aumento progressivo da longevidade e da expectativa de vida na atualidade.

A velhice é um processo natural para qualquer ser humano na evolução da vida e nessa fase ocorrem uma série de mudanças biológicas, fisiológicas, psicossociais, econômicas e políticas que compõem o cotidiano das pessoas, dentre as quais se destacam:

1 . Mudanças físicas: aparecimento de rugas e progressiva perda da elasticidade e viçoda pele; diminuição da força muscular, da agilidade e da mobilidade das articulações;aparecimento de cabelos brancos e calvície entre os homens; redução da acuidade sensorial, e das capacidades auditiva e visual; distúrbios dos sistemas respiratório e circulatório; e alterações da memória, entre outras.

2 . Mudanças Psicossociais: modificações afetivas e cognitivas; efeitos fisiológicos do envelhecimento; consciência da aproximação do fim da vida; aposentadoria; sensação de inutilidade; solidão; afastamento de pessoas de outras faixas etárias; segregação familiar ; dificuldades econômicas; declínio no prestígio social e outros mais.

3 . Mudanças Funcionais: necessidade cotidiana de ajuda para desempenhar as atividades básicas.

4 . Mudanças Sócio-econômicas: que acontecem quando a pessoa se aposenta.

De um modo geral as pessoas só se preocupam com a velhice quando sentem que essa fase da vida já está se aproximando delas e produzindo desconforto, ansiedade, temores e medos fantasiosos , que geram falta de motivação e as leva à depressão, provocando distúrbios e dificuldades de adaptação para o seu novo contexto social.

Contudo, o envelhecimento não pode ser visto pela sociedade, família e empregador, com foros de discriminações, visto que não só as pessoas que envelhecem, mas também as gerações, sem que se dêem conta dos segundos,minutos,dias, semanas, meses e anos e assim o envelhecimento irá alcançar com toda certeza a todos, pelo que é preciso agirdeforma concreta, rápira e segura, contribuindo com ações eficazes para resguardaressaetapada vida humana com maior dignidade, qualidade e respeito.


Autor: Marcelo Cardoso


Artigos Relacionados


Envelhecer Com Saúde é Um Prêmio Pra Quem Começa A Se Cuidar Cedo

A Juventude

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

Atuação Do Enfermeiro Na Reabilitação Do Idoso Pós-trauma

Impactos Ambientais

A Obra De Wilhelm Reich

Alcoolismo (doença Perfeitamente Tratável)