Artigo: A importância do Blog para o Marketing



Artigo: A importância do Blog para o Marketing

Roberto Ramalho é jornalista, relações públicas e blogueiro

Hoje, existem praticamente entre 50 e 100 milhões de blogueiros que se comunicam pela Internet, através de sites de notícias, em áreas de entretenimento, de saúde, educação, economia, e pessoais, expressando ideias e experiências com seus leitores, e compartilhando informações sobre todos os tipos de assuntos.

Para as empresas e os negócios, com tantas vozes disponíveis nessa mídia revolucionária, se constituindo num verdadeiro fórum mundial, nenhum empresa pode se dar ao luxo de ficar de fora.

No livro Blog Marketing: A Nova e Revolucionária Maneira de Aumentar Vendas, Estabelecer Sua Marca e Alcançar Resultados Excepcionais - Jeremy Wright Editora: M. Books, 1ª Edição, 2008, 272 páginas, o consultor de "blogging" explica como e por que empresas de todos os tipos blogam, e revela estratégias para interagir efetivamente com seus clientes.

Os leitores irão conhecer algumas companhias extremamente bem sucedidas que vêm se beneficiando com os blogs, entre elas o Google, a Disney, a General Motors a Microsoft, a Sun Microsystems, entre outras.

O Blog é um ótimo guia para o marketing de excelência, com conselhos originais e poderosos abrangendo os novos desafios apresentados pela hipercompetição, a globalização e a internet.

Notadamente ainda não se observa a prática de publicidade ou propaganda na grande maioria dos blogs, principalmente nos independentes.

Segundo a Enciclopédia Wikipedia, Um blog ou blogue (contração do termo inglês Web log, diário da Web) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Todavia, de acordo com www.wp-brasil.org, Blog é um tipo de página de internet que pode ser atualizada rapidamente por pessoas sem conhecimentos técnicos, com artigos organizados cronologicamente, sempre com o mais recente exibido no topo da página. Esses artigos, chamados de posts, tratam de assuntos e temas variados de acordo com o tipo de blog em que são publicados. Inicialmente os blogs eram identificados com diários online, pois eram predominantemente sites pessoais. Hoje em dia existem blogs corporativos, blogs de notícias, blogs de música, de vídeo, de fotos, etc.

Porém discordo do site para informar que a grande maioriados blogueiros ainda é constituída por jornalistas ou por pessoas da área de comunicação social, por estarem familiarizados com o processo de linguagem comunicacional.

Uma definição bastante didática, o site www.infoescola.com  diz que o blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira (o). Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos blogs é a freqüência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).

Concluindo, o mais importante de tudo é que os blogs vieram para ficar, e se expandiram de uma maneira bastante democrática, abordando todo tipo de assunto, desde os jornalísticos, passando pelos jurídicos, educacionais, da área de saúde, de entretenimento, entre outros, uns levando informação e conhecimento científicos, outros, apenas entretenimento e lazer.


Autor: Roberto Jorge Ramalho Cavalcanti


Artigos Relacionados


Os Maiores Blogs Sobre Marketing

Como Divulgar Meu Blog/site Ou Negocio?

2 Estratégias Para Escrever Artigos No Blog

Como Aproveitar O Melhor Da Web

Criar Um Blog E Ter Sucesso

Os Maiores Blogs Sobre Música Do Brasil

Os Maiores Blogs Sobre Seo Do Brasil