PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA DOIS MIL E TREZE



PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA DOIS MIL E TREZE

Escrito por: Anderson Herane

A extrema banalização da informação tem provocado alteração de forma substancial na capacidade de aprendizado do homem. As escolas, universidades direcionam uma metodologia de ensino centrada no conhecimento específico de cada disciplina, tendo o aluno uma apreensão do conhecimento de forma fragmentada. Na busca de atender de forma crítica às novas demandas, é fundamental desenvolver uma prática docente consciente, fundamentada na articulação entre os aspectos teóricos e práticos da ação educativa.

O conhecimento dos significados e dos sentidos de suas ações possibilita ao professor compreender o momento histórico em que atua e o perfil profissional que se delineia nas condições e situações do trabalho docente construídas socialmente. O que se busca é a autonomia profissional do professor, cuja base encontra-se necessariamente no nível de consciência que cada sujeito docente possui com relação à sua prática e aos fundamentos que dão sustentação a essa prática.

Compreendendo a necessidade de articulação entre os aspectos teóricos e práticos da ação docente, necessita-se refletir sobre as formas de acesso ao conhecimento e sua configuração na escola, já que, no contexto da sociedade do conhecimento, a educação e os métodos tradicionais, baseados na reprodução do conhecimento, tornam-se ineficazes quando a ciência e o trabalho têm, obrigatoriamente, de se relacionar. Nessa perspectiva, podemos afirmar que o ensino, em todos seus níveis, fundamenta-se basicamente: A escola como objeto do sujeito educacional e como meio funcional do saber e do aprender humano.

De acordo com Penteado (1993), o homem é um ser construtor e criador, realiza a sua construção através do seu trabalho sobre a natureza juntamente com outros homens para garantir sua sobrevivência e desenvolver-se, sobre esse conhecimento que é a “ vida social”, construída pelo homem é construída ao longo das gerações, que essa reconstrução não significativa necessariamente avanços ou melhoria.

Conforme Piaget (1980), o meio, objeto pode ser definido como um conjunto mais ou menos durável das circunstâncias em que continuam as existências individuais, segundo o autor o espaço não é o maior fator nem o mais importante na determinação do meio. Assim, há meios funcionais que podem ou não coincidir com meios locais, por exemplo: os meios profissionais, a família, a escola.

A escola é um meio funcional, pois as crianças vão à escola para instruir-se, familearisar-se com novas informações e para estabelecer relações interindividuais mais diversificadas. Mas, a escola é também um meio local, onde se encontram crianças que podem pertencer a meios sociais variados. 

Não adianta dar explicações lógicas para uma criança sobre origem do trovão. Até certa idade ela terá medo e até poderá dizer que se trata de um monstro ou que o papai do céu está bravo. As explicações da criança sobre a realidade passam por fases até atingir a etapa das explicações dada pelas ciências. (Antunes, Menandro, Paganelli, 1993, p. 129).

Segundo Antunes (1993), o estudo do meio, possibilita o desenvolvimento da curiosidade, da observação; da organização dos dados, do registro, da discussão e síntese, bem como a organização dos estudos posteriores necessários para a compreensão de uma situação em questão, o conhecimento do espaço, tanto do ponto de vista do espaço natural, quanto do espaço social e humano, permite a formação de atitudes de valorização do trabalho humano e de interesse pelos assuntos da comunidade.

Considerando estas necessidades e as novas tendências de cursos educacionais que constam nas diretrizes de escolas Estaduais, faz-se necessária a orientação embasada nos PCNs que visam a identidade cultural da comunidade escolar, suas necessidades básicas e realmente uma prática pedagógica, onde a escola seja atrativa para fornecer tais tipos de auxílio a comunidade em que se encontra inserida. Os sujeitos desta modalidade nova de ensino precisam se enquadrarem de acordo com as especificidades a que correspondem cada ação pedagógica, assim definidas e claras, precisas e de referencia numa perspectiva construtivista, trabalhando com temas transversais e orientação interdisciplinar dos PCNs. 

JUSTIFICATIVAS:

• Os preconceitos sofridos pelas adolescentes grávidas, hoje são as mesmos de décadas anteriores e todos sofrem interferência no aspecto social.

OBJETIVO GERAL:

• Analisar os preconceitos sofridos pelas adolescentes grávidas e comparar os conflitos sociais entre as culturas existentes entre as três ultimas décadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Realizar pesquisa bibliográfica a nível de Brasil sobre o tema gravidez na adolescência.

• Coletar dados através de entrevistas com adolescentes grávidas no município de Colniza, MT.

•Analisar a diversidade étnica – cultural na formação social, do ponto de vista do preconceito e discriminação das grávidas adolescentes no Brasil destacando-se o município de Colniza. 

METODOLOGIA:

• Estudos bibliográficos

• Estudos no campo

• Analise de dados

JUSTIFICATIVAS:

• Os preconceitos sofridos pelas adolescentes grávidas, hoje são as mesmos de décadas anteriores e todos sofrem interferência no aspecto social.


Autor: Anderson Antonio Da Serra Herane


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