HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Docência do Ensino Superior



UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

 

 

 

 

 

 

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Docência do Ensino Superior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuiabá

2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

 

 

 

 

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Docência do Ensino Superior

 

 

 

                                         Orientada: Edna Colombari Minosso

                                         Orientador: Anderson Herane

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuiabá

2012
OBJETIVO GERAL

            Identificar a fundamental importância da História da Educação nos seus diversos períodos de transição, na construção de uma unidade com maior grau de autonomia e que todos que dela fizeram ou fazem parte, possam estar comprometidos em atingir as metas de uma educação nova e capaz de cumprir seu verdadeiro papel na sociedade, no processo ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Identificar os diversos períodos que fizeram da educação um processo de mudanças do "nosso mundo", o Brasil;

b) Contextualizar a educação dentro da História do Brasil;

c) Demonstrar o problema da educação, no que se refere a sua transição conservadora para uma educação democrática e libertadora;

d) Identificar os objetivos do ensino e a busca de sua identidade após as suas constantes mudanças;

e) Relacionar o programa curricular do sistema educacional em relação à formação dos diferentes tipos de alunos.

f) Identificar o verdadeiro papel do corpo estrutural da educação, professores, alunos, escola;

g) Estabelecer critérios para uma educação realmente democrática e comprometida.

JUSTIFICATIVA

            Ao longo da história o homem vem buscando uma renovação de vida, sedento de conhecimento e de novas experiências tecnológicas, científicas, sociais e culturais.

            A educação não se encontra fora desta realidade, cada vez mais vem buscando através de sua história, transformar sua forma de ser e de interagir com o nosso mundo contemporâneo. E, ao chegar à encruzilhada do processo de civilização, precisa encontrar seu rumo e direcionar seu verdadeiro destino. Para isso, deve encarar e avaliar seus erros e realizações dentro de sua caminhada na historia da humanidade.

            Para por em prática uma mudança do comportamento social, faz-se necessário uma renovação da compreensão do homem, do mundo e das ciências exatas e humanas, não apenas intelectualmente, mas por suas transformações, seu aprimoramento, voltado para o novo, sem destruir os alicerces do passado, os quais estruturaram todo este fenômeno humano, que é "aprender".

            A educação tem papel fundamental nessa transição histórica da humanidade no planeta, já que pode por ela mesma trazer uma nova compreensão da natureza humana, do mundo e do próprio existir da raça humanóide.

            Muitas vezes, ao longo de sua caminhada histórica, os sistemas dissociaram estes aspectos, fragmentaram o conhecimento e comprometeram o desenvolvimento, integrado da personalidade dos alunos e da educação. Inibindo a criatividade e o sentido de percepção, negligenciaram a função primordial da educação como formadora de seres comprometidos na construção de um mundo mais livre, justo e fraterno, sem a indiferença, a desigualdade social, a violência, o racismo, etc. Interromperam o aspecto fundamental das propostas educacionais que visam sintonizar-se com as reais aspirações do ser humano.

            O passado histórico do sistema educacional não pode ser visto hoje somente como uma parte ruim do processo. Foi destes erros, destas quedas que se busca mudanças, organização, comprometimento com as novas formas de agir e interagir na sociedade.

            A sociedade brasileira carrega uma marca de autoritarismo: já foi uma sociedade escravocrata, além de ter uma longa tradição de relações políticas paternalistas e clientelistas, com longos períodos de opressão e desigualdade.

            Até hoje é uma sociedade marcada por relações sociais hierarquizadas e por privilégios que reproduzem um altíssimo nível de desigualdade, injustiça e exclusão social. Na medida que boa parte da população brasileira não tem acesso à condição de vida digna, encontra-se excluída da plena participação nas decisões que determinaram os rumos da vida social (suas regras, seus benefícios e suas prioridades). É nesse sentido que se fala de um passado triste, uma lacuna no processo da educação que ainda possuem marcas profundas de uma sociedade sofrida, devido ao poder autoritário de poucos sobre muitos.

            A história da Educação Brasileira não é uma história difícil de ser contada e compreendida. Ela evoluiu em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.

            Podemos considerar que a primeira ruptura se deu com a chegada dos portugueses no Novo Mundo, o Brasil. Trouxeram padrões próprios da Europa, o que não significa dizer que os povos que aqui moravam não possuíam padrões próprios de educação. A diferença se dava pelo estilo livre de se fazer educação entre os povos indígenas, o que não se caracteriza nos povos europeus, que mantinham uma educação rígida, cheia de regras e repressão. Quando os portugueses se apossaram das terras brasileiras, trouxeram não só a moral, os costumes e a religiosidade européia; trouxeram também os métodos pedagógicos.          Este método funcionou absoluto durante 210 anos, que correspondeu ao período de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marcou a História da Educação Brasileira. O fato principal dessa ruptura foi a expulsão dos jesuítas por Marques de Pombal. Criou-se um verdadeiro caos na educação.

            Após este período, seguiu-se um tempo de desajuste e regressão nos processos pedagógicos, firmando-se com a chegada da Família Real Portuguesa ao "novo mundo", o Brasil. A partir desse período a educação brasileira tomou outro rumo, cheia de regras, normas e leis, o qual estudaremos dentre os períodos do Primeiro Reinado, Período Pombalino, Período Jesuítico, Período Joanino, Imperial, Republicano, Estado Novo, Período Democrático Contemporâneo.

 


METODOLOGIA

            A nossa intenção é de apresentar uma proposta de expressiva significação, a fim de alcançar os objetivos neste estudo.

            A metodologia utilizada para a realização desse trabalho seguirá o seguinte roteiro:

            - A pesquisa será realizada através de pesquisas bibliográficas (livros, artigos, documentários).

            - Coleta de dados através da leitura de obras referentes ao tema proposto;

            - Fichamento dos resumos;

            - Resumo das obras, com citações dos autores estudados;

            - Transcrever para a monografia os resumos e as citações.

            Nesta contextualização metodológica situamos os diversos contextos, mediante a coleta de dados e informações bibliográficas, organização e análise de informações.

 


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

            O estudo da temática sobre "História da Educação", exige uma compreensão contextual sobre os seus diversos aspectos na sua trajetória até os dias atuais.

            A relação da educação com a vida do homem em sociedade estão diretamente interligadas, devido a sua cultura, suas ações e suas formas de aprender e transmitir conhecimentos.

            No entanto, por sua complexidade e abrangência dos vários períodos de transição, é que nos delimitamos a especificar a História da Educação Brasileira dentro das questões voltadas para a vida do homem, tais como: "PoIítica-social-cultural".

            Outros aspectos também serão observados em particular, como por exemplo: "os objetivos da educação, o dilema curricular na educação, a escola, os professores, os alunos, a democratização".

            Para realização final deste trabalho, pretende-se tratar de uma questão mais relevante em particular, que é uma proposta para um novo modelo educacional, voltado para os princípios democráticos da cidadania, uma educação comprometida, respeito ao ser humano, repúdio às discriminações, acesso à educação com dignidade, respeito às diferenças.

            Neste sentido, estruturaremos nosso trabalho, voltado para um estudo pedagógico consciente e humanitário, comprometidos com a transformação educacional no país, visto que a idéia principal é delimitar de forma prática os diversos períodos evolutivos e históricos da educação no Brasil. Sendo um estudo teórico, com estatísticas descritivas, análise de conteúdos e fenomenológica.

ESTRATÉGIA DE PESQUISA

            Esta pesquisa constará de sete partes distribuídas em capítulos, sendo os mesmos subdivididos em sub-capítulos. Os capítulos serão:

1 - O problema da educação no Brasil - Períodos históricos;

2 - Os objetivos da educação - Fundamentação teórica;

3 - O dilema curricular - As normas e as Leis;

4 - A escola - institucional;

5 - Os professores - formação docente;

6 - Os alunos - formação - ensino - aprendizagem;

7 - A democratização necessária - mudanças nas propostas educacionais.

 


ROTEIRO DA PESQUISA

- Capa

- Folha de rosto

- Ficha da banca examinadora

- Agradecimentos

- Epígrafe

- Dedicatória

- Sumário

- Introdução

- Capítulos

- Conclusão

- Bibliografia

- Anexos.

O trabalho seguirá as normas da ABNT (NBR: 6023:2002)

 


CORPO DO TRABALHO DE PESQUISA

- Capítulos - "Contextualização teórica";

- Fundamentação teórica

- Procedimentos metodológicos

- Análise de dados.

 


Plano de Trabalho – Cronograma

 

 

Dezembro

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Levantamento bibliográfico

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Coleta de dados

 

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Resumo dos dados coletados

 

 

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Análise dos resultados

 

 

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Montagem da pesquisa

 

 

 

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Relatório final

 

 

 

 

 

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Autor: Anderson Antonio Da Serra Herane


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