BIG BANG: UMA EXPLICAÇÃO À ORIGEM DO UNIVERSO (Trecho do livro em andamento)



Há cerca de 15 bilhões de anos, houve uma grande explosão no meio do “nada”.  Com os “resíduos” da explosão – gás e poeira cósmica – formaram-se aglomerados, o que chamamos de nebulosas, nuvens de poeira e gás que começaram a condensar-se e a formar uma estrutura sólida, com forma arredondada, que seriam os planetas. Cada estrutura organizou-se como que em um disco achatado, ficando nos arredores de uma grande estrela, a verdadeira responsável por sua condensação.

Estas formações mantiveram-se em órbita ao redor dessa estrela. Mas não foi formada apenas uma galáxia, isto é, apenas um disco achatado com vários corpos redondos em órbita e várias estrelas. Surgiram outros corpos ao redor de outras estrelas, várias outras galáxias, vários outros sois e planetas.

Assim, formaram-se conjuntos de sistemas solares pelo universo, universo este em que vivemos. Mas ainda existe a dúvida de que talvez possam existir inúmeros outros universos fechados, talvez em expansão, talvez crescendo e retraindo-se, talvez crescendo e entrando em colapso. Talvez.

Essa explicação lhe parece convincente? Sabe-se que as galáxias do “nosso universo” estão afastando-se a grande velocidade, e à medida que se distanciam, mais rapidamente o fazem. Supõe-se que todas as galáxias estão se afastando do mesmo ponto de origem: o local onde ocorreu o Big Bang. Mas ainda resta saber se o universo está em expansão constante, ou perdura uma série de expansões e contrações. Como foi verificado, os estudiosos datam o universo com cerca de 15 bilhões de anos, mas isso só será confirmado se for verdade que este universo está em expansão e não irá contrair-se. Então, a dúvida perdura. Seria mesmo esta a explicação para a origem de tudo?


Autor: Kédma Patrinni Lima


Artigos Relacionados


Big Bang

Não Estamos Sós

A Dúvida

Detonando A Teoria Do Big Bang

O Sistema Estelar Gliese 581

A última Anã Vermelha

A Concepção Inicial Para A Reformulação Das Teorias Da Regência Universal