Zenão de Eleia.



Zenão de Eleia.

488-430.

Fui aluno de Parmênides, procurou desenvolver uma doutrina com a finalidade de defender o seu grande mestre, com o seguinte fundamento. Para ele a ideia de movimento era absurda, contraditória e inviável.

 Qual foi a lógica de defesa da sua tese, refere a uma analogia criada com uma suposta corrida entre Aquiles e uma tartaruga.

 Se na corrida uma tartaruga saísse na frente de Aquiles, a mesma jamais poderia alcança-lo pelo seguinte motivo.

Pois para chegar até a tartaruga Aquiles teria que correr, algo além da metade da distancia que separava ambos, isso desde o inicio da competição, a velocidade a ser  atingida,  do ponto de vista conceptual  não seria  possível.

A  argumentação, quando assim acontecesse, a tartaruga que continuava caminhando, essa distância por menor que fosse, teria se ampliado e desse modo Aquiles jamais poderia alcançar a tartaruga, motivo pelo qual o conceito de movimento era absurdo, pelo  fato de ser irrealizável na prática.

A tartaruga, no entanto continuava movimentando, o procedimento de Aquiles se repete ao infinito, do mesmo modo a tartaruga.

 Pois o espaço pode se ser dividido a pontos infinitos. O que de fato acontece, e que a tartaruga não poderia ser ultrapassada por Aquiles.

Essa argumentação que é inteiramente falha sem sentido epistemológico, serviu como exemplo para aplicação da lógica formal na defesa veemente do principio da identidade, aquilo que é,  é  não poderá ser modificado.

Na observação que fazemos no mundo empírico, a argumentação é falha, pela seguinte lógica.  Através do nosso sentido, fica evidente a não correspondência dos argumentos, de Zelão de Eleia.

No entanto, com esses argumentos percebemos a dificuldade com o comportamento racional, para entender conceitos,  relacionados com  os de movimento, espaço, tempo e  infinito.

Sobretudo, a noção da lei de aceleração, pois se um dos objetos tem maior aceleração, necessariamente vai ultrapassar ao outro, argumentação falha sem lógica e  sobretudo, sem aplicação empírica de observação indutiva.

Edjar Dias de Vasconcelos.


Autor: Edjar Dias De Vasconcelos


Artigos Relacionados


A Tartaruga E A Lebre

O Abacaxi E A Tartaruga

A Tartaruga

Parmênides De Eléia.

O Testemunho Como Fonte De Conhecimento

Concepção Da Cosmologia Filosófica De Empédocles De Agrigento.

As Cinco Provas Da Existência De Deus Em São Tomás De Aquino.