A Informática na Educação
A Informática na Educação
Rejanne Leite da Silva Bonfin
RESUMO
O presente trabalho tem como finalidade investigar o computador como instrumento pedagógico na sala de aula para quebra de paradigmas das aulas expositivas, que há tempo estão ultrapassadas, bem como sua capacidade de motivar os alunos na elaboração de trabalhos e pesquisas. A Informática na Educação tem como Objetivo capacitar o funcionário de escolas para a utilização de ferramentas da informática, a fim de diversificar e ampliar os processos de ensino – aprendizagem. Com a utilização do computador é possível ao professor tornar as aulas mais criativas, motivadoras e que despertem, nos alunos, a curiosidade e o desejo de aprender, conhecer e fazer descobertas.
Palavra – Chave: Informática. ensino – aprendizagem. ferramenta pedagógica.
ABSTRACT
The present study aims to investigate the computer as an educational tool in the classroom to break paradigms of lectures, which has long been overcome, as well as their ability to motivate students in developing work and research. The Computers in Education is to empower the employee Purpose of schools for the use of computer tools in order to diversify and expand the teaching - learning. Using the computer can the teacher make lessons more creative, motivating and awaken in students a curiosity and desire to learn, know and make discoveries.
Word - Key: Computing. teaching - learning. pedagogical tool.
INTRODUÇÃO
A Informática tem se apresentado não apenas como uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento de tarefas, mas sim como uma tendência mundial, que vem interferindo de forma irredutível em todas as áreas do conhecimento
A utilização do computador na educação não significa, necessariamente, o repensar da educação. O computador usado como meio de passar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica vigente, o computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento é preciso entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Com a informática é possível realizar variadas ações, como se comunicar, fazer pesquisas, redigir textos, criar desenhos, efetuar cálculos e simular fenômenos. As utilidades e os benefícios no desenvolvimento de diversas habilidades fazem do computador, hoje, um importante recurso pedagógico.
DESENVOLVIMENTO
A Informática na Educação
Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém é preeciso saber utilizar esses recursos de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno.
O computador é apenas uma ferramenta, sozinho ele não é capaz de trazer avanços educacionais. É necessario saber utilizá-lo como recurso didático e para isso a escola necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.
É importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido.
Estamos na Era da informação, a informática educacional deixou de ser uma forte tendência e passou a ser uma imprescindível realidade. Em toda parte a sociedade exige que os alunos sejam digitalmente alfabetizados e cobram das instituições de ensino providências no sentido.
“A escola é um ambiente privilegiado de aprendizagem. Nela, o currículo, a formação dos professores, a administração do tempo, do espaço, o material didático, estão planejados para ajudar a constituir um ambiente de aprendizagem. Ela é muito eficaz para o fim a que se propõe. Bilhões de seres humanos passaram por suas salas, por sua estrutura e pelas práticas de seus mestres. Formaram-se cidadãos. Melhores uns, piores outros, mas a verdade é que sua prática mudou o rumo da sociedade. Humanizou os jovens que por ela passaram.”
ALMEIDA (1999, p 09)
O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.
O importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, é não transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida.
O computador pode ser usado na educação como máquina de ensinar ou como máquina para ser ensinada. O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Do ponto de vista pedagógico esse é o paradigma instrucionista. Alguém programa no computador uma série de informações e essas informações são passadas aos alunos na forma de um tutorial, exercício-e-prática ou jogo. O uso do computador na criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento apresenta enormes desafios. Primeiro, implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento. Segundo, requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, bem como demanda rever o papel do professor nesse contexto. Terceiro, a formação desse professor envolve muito mais do que prover o professor com conhecimentos sobre computadores. O preparo do professor não pode ser uma simples oportunidade para passar informações, mas deve propiciar a vivência de uma experiência. É o contexto da escola, a prática dos professores e a presença dos seus alunos que determinam o que deve ser abordado nos curso de formação. Assim o processo de formação deve oferecer condições para o professor construir conhecimento sobre as técnicas computacionais e entender por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica.
O Uso da Internet na Educação
O uso da Internet também é um caso importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontradosem sites. Apenas copiando, os alunos não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.
De acordo com Valzacchi, (2003) o uso da Internet nas aulas pode chegar a ser proveitoso, para ele:
"Aprender a aprender e a desenvolver a criatividade são habilidades críticas na sociedade onde o conhecimento se renova com velocidades inesperadas".
"Através de diálogos entre os pares, entre alunos e professores ou em comunidades de aprendizes".
"Este repensar da perspectiva educativa incide largamente na relação entre a Internet a aprendizagem, toda vez que se faz uso desse meio, se use predominantemente para fazer a diferença (novo paradigma, atuar sobre objetos de conhecimento e interagir entre grupos de pessoas), tomando como marco o global, mas sem perder de vista o local. Os currículos globais começam a ser cada vez mais uma crescente preocupação dos educadores das organizações".(VALZACCHI, 2003 p.129-177).
A informática e a aprendizagem
A utilização do computador na educação tem ocasionado uma revolução no conceito de ensino e aprendizagem. O uso do computador para ensinar, através de diversos softwares educacionais em diferentes modalidades, comprova que esta ferramenta de auxilio tecnológica pode ser muito útil no processo de ensino aprendizado.
A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua acão no meio social vem almentando de forma rapida entre-nos. Nesse sentido a educação vem passando por mudanças estruturais .
Logo, para ( FLORES 1996)
A Informática, deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimento. Facilitar o processo de ensino – aprendizagem, enfim um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do individuo.
Por isso, a informática na escola é fundamental, tanto para os alunos quanto aos professores, essa nova tecnologia tornou – se um importante meio de estudo e pesquisa.
O computador deve ser utilizado como instrumento de aprendizagem, assim, o aluno atua e participa de forma ativa no seu processo de construção de conhecimentos. Nessas perspectivas o aluno assume o lugar do professor e o computador se torna um aprendiz, o aluno passa adquirir conhecimentos sobre seus próprios pensamentos, ensinamentos e descobertas, melhorando a sua aprendizagem, cabendo ao professor mediar essa interação.
CONCLUSÃO
Acredito que o uso da informática no processo de ensino, acordado com os objetivos pedagógicos e com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, visa contribuir com professores e alunos através de métodos mais estimulantes para aprendizagem. Alguns professores ainda têm receio em utilizar o computador nas suas práticas educacionais, o fato é que o uso do computador no ambiente escolar deve auxiliar o processo de aprendizagem e não conduzi-lo. O computador não é uma ameaça à profissão do professor, seu uso deve ser visto como um instrumento para enriquecer as práticas pedagógicas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FLORES, Angelita Marçal - A Informática na Educação: Uma Perspectiva Pedagógica – monografia- Universidade do Sul de Santa Catarina 1996 - http://www.hipernet.ufsc.br/foruns/aprender/docs/monogr.htm (nov/2002)
VALZACCHI, Jorge R.. Internet e Educação: Aprendendo o ensino em espaços virtuais. 2ª edicion, Versão Digital, 2003. Extraído em 04 jun. 2006
ALMEIDA, Fernando José de, Criando Ambientes Inovadores. São Paulo, SP: Estação Palavra, 1999.
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