REFLEXÃO DO EVANGELHO DE Mc 10,46-52 – CEGO BARTIMEU



REFLEXÃO DO EVANGELHO DE Mc 10,46-52 – CEGO BARTIMEU

A cura do cego Bartimeu representa o anseio da humanidade que se põe a gritar: "Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!". A humanidade anda cansada, cabisbaixa, pois não encontra solução para seus problemas e Jesus, o "Filho de Davi" é a salvação e a esperança para um povo ‘cego’, mas que tem clare­za e certeza do poder divino.

         Muitos tentam afastar e calar o cego, mas ele não desistiu. Ele se levanta estende os braços e grita insistentemente. Essa é a atitude de milhares, diria milhões de criaturas que com suas orações diárias clamam por Jesus e, pedindo com insistência e fé, conseguem que Jesus os atenda. Como aconteceu com o cego Bartimeu, Jesus pede aos discípulos para chamá-lo mais perto e o cego responde com entusiasmo e vai ao seu encontro.

         Quando o cego recebe Jesus, imediatamente começa a ver e segue o Mestre pelo caminho. É importante esse exemplo encorajador do cego Bartimeu que passa aceitar Jesus em sua vida e a testemunhá-lo. E quantos de nossos irmãos que recebem milagres e são testemunhas vivas de Jesus por esse mundo!

         Contudo, ainda contamos com aqueles que não querem ver nada, pois como diz o dito popular: o pior cego é aquele que não quer ver; mas o cego Bartimeu e muitos seguidores de Jesus, conseguem enxergar com a alma e com o coração puro as maravilhas de Deus em suas vidas.  Isso é possível através da luz do Espírito Santo de Deus, que faz grande parte da humanidade enxergar que Jesus, o Messias, o Deus encarnado é capaz de tudo, inclusive de curar os que sofrem e estão discriminados de nossa sociedade.

         Talvez muitos dos próprios discípulos de Jesus, mesmo tão próximos Dele, não tinham percebido com a mesma clareza que Jesus era o enviado do Pai. É a cegueira da alma, a mesma que impedia os fariseus de ver Jesus como o Filho de Deus. É a mesma cegueira que impede ainda muitos de ver Jesus caminhando ao lado do povo. É a mesma cegueira que impede de ver Deus em toda a natureza, como na chuva, sol, pássaros, árvores e no irmão, em especial naquele que estende a mão e pede uma moeda para comprar um prato de comida e matar a fome. Meus irmãos é o próprio Jesus que estende à mão para nos ajudar! Não vamos o ignorar, não vamos condenar, procuremos abrir os olhos, como Bartimeu e, tantas criaturas que já encontraram Jesus em suas vidas e, depois desse encontro procuram testemunhar o quanto é importante conhecer Jesus em profundidade.

Acredite, tenha fé e sua vida também vai ser transformada.

Download do artigo
Autor: Ciro Toaldo


Artigos Relacionados


O Cego

Deus é Amor

A FÉ E A Ousadia Do Cego De JericÓ.

Marcos 10 - 46 - Bartimeu, O Milagre E Suas Implicações

Escola Jesus Cristo E A Mansão Do Caminho: História Oral E Memória

Reflexão Do Evangelho De João 6,24-35

ReflexÃo Do Evangelho De Jo 6,60-69