O que é a Creatina?



A creatina nada mais é do que um aminoácido, composto com base  e formação de proteínas que é produzida pelo nosso corpo através dos rins e do fígado, além de ser proveniente da alimentação alimentação de carne e produtos de origem animal. A creatina ou creatina mono-hidratada é um composto de cor incolor, cristalino que é utilizado pelo tecido muscular ajudando na produção de forfocreatina, que é grande fonte de energia para a contração muscular e outras funções de nosso corpo, ajudando a resistência e facilidade de exercícios mais pesados.

A creatina no nosso organismo é alterada atuando como um reservatório da chamada Energia Rápida. Sobretudo importante principalmente em tecidos que tenham músculos voluntários e também para o sistema nervoso, onde necessitam constantemente de grandes quantidades de energia.

A creatina mostra que pode melhorar a performance dos atletas em atividades que requerem explosões rápidas de energia, como corridas e Sprints por exemplo, ajudando na recuperação mais rápida destes tipos de explosões.
O composto é muito recomendado para os fisiculturistas pois ajudam no aumento de massa muscular em vez da resistência sendo muito apropriada para quem participa de atividades esportivas de resistência, onde o aumento de massa muscular é decorrente da retenção de líquidos e não do aumento de tecidos.
Estudos apesar disso indicam que a creatina pode ser benéfica em doenças neuro musculares, onde um estudo mostrou que a Creatina era duas vezes mais efetiva do que os medicamentos de prescrição médica Riluzone, além de prolongar a vida dos ratos que tiveram doenças degenerativas. O trabalho foi publicado na famosa revista científica “Nature Neuroscience”.

Tomar creatina pode ser seguro, porém muitas vezes em excesso pode ocasionar problemas renais, e os resultados do composto por sua vez também não são comprovados.
Existem alguns casos de pessoas que consomem uma alta dose de creatina e tem câibras musculares, porém não existe nada comprovado, nem mesmo que o organismo possa ter algum tipo de reação tóxica caso o composto seja utilizado em demasia pelo usuário.

O tratamento informa que é necessário se tomar entre 5-30 gramas de creatina diariamente e depois se realizar manutenções nas próximas semanas de 2 a 5 gramas diariamente.


Autor: Kleber Silva


Artigos Relacionados


A Creatina Pode Fazer Mal à Saúde?

Mitos E Verdades Sobre A Creatina

Guía De Informacão Sobre A Creatina

Suplementos Para Recuperação Muscular

Suplementos Para Te Ajudar Na Hipertrofia Muscular.

Suplementos Para Musculação

Enzimologia Clínica