Publicidade E Propaganda – Investimento Ou Gasto?
Tenho observado no mercado ultimamente que, algumas empresas ainda vêem com ressalvas a propaganda ou publicidade, como acharem melhor, de seus produtos. Umas acham que é gasto; e outras investimento. Posso afirmar que, particularmente eu aposto em investimento, principalmente no mundo globalizado com uma concorrência acirrada com é hoje em dia.
Com a lei que vigora em São Paulo imposta pela prefeitura a respeito de placas e anúncios, ficou mais difícil de se observar anúncios espalhados nas ruas e placas enormes nas fachadas.
No ano passado, não me recordo bem o mês, estava comentando com o dono de uma indústria que, devido a essa lei, novos locais para publicidade deveriam ser explorados para divulgação de produtos e marcas. Aí lembrei que nos finais de semana, principalmente quando as temperaturas estão baixas, à maioria das pessoas sempre acabam ficando em suas residências e acabam pedindo comida em casa. Um detalhe me chamou atenção; uma chance de divulgar produtos e marcas: as caixas de pizzas. Já pensaram quanta gente recebe em casa pizzas nos fins de semana.
Conversamos a respeito dessa sugestão e este dono de indústria disse-me que era loucura. Quem é que iria anunciar nas embalagens? E mesmo que tivesse anunciantes, quanto iria se gastar com essa publicidade? Aí entra a questão: Gasto ou Investimento?
Então para minha surpresa assistindo a um programa de televisão, neste mês de outubro, chamou-me a atenção para uma noticia que foi dada: "Um empresário português, cadastrou mais de 5.000 pizzarias em SP, e vendeu a idéia de publicidade para empresas nas embalagens de pizzas". Irônico não é? Ele fez. Hoje sua empresa tem como previsão para 2008 até o final, um faturamento de R$ 5.000.000.00.
Então chegamos à conclusão que a maioria das empresas estão à procura de novos locais de publicidade e propaganda para divulgação de suas marcas e produtos. Outras tantas também procuram a mesma chance de divulgação. E me ocorreu vários outros locais que poderiam ser utilizados para esse fim. É óbvio que eu não vou citá-los aqui, pois seriam analisados, estudados e começariam a viabilizar essas idéias, afinal de contas todos estão à procura de novas idéias e oportunidades mesmo que não sejam suas.
Então só vou dar alguns segmentos que quase nunca vejo ou ouço anúncios de seus produtos, como por exemplo: às indústrias de rações para animais, além das grandes empresas multinacionais que possuem agencias para esse fim, onde as indústrias de menor porte poderiam divulgar suas marcas? Como fazer para chegar até o consumidor final seus produtos? E quanto às indústrias têxteis? As empresas de calçados?As indústrias gráficas? As empresas de alimentos, que não são do porte das grandes multinacionais, como instigar o consumidor a procurar seus produtos? São perguntas difíceis não?
Só que tem uma questão também que deveria ser muito mais esclarecida, é que, a publicidade e propaganda não é um gasto e sim um investimento que com certeza dará retorno, à médio ou longo prazo, não importa, mas que dá resultado dá.
Vamos definir os termos para que possamos entender mais o que eles querem dizer:
PROPAGANDA: compreende um conjunto de informações e técnicas de se implantar uma idéia ou uma crença destinadas à persuadir ou a influenciar, num determinado sentido, opiniões, atitudes e sentimentos do público receptor.
PUBLICIDADE: significa divulgar, tornar publico um produto, marca ou serviço, o seu papel principal é despertar no maior numero de consumidores possíveis o desejo pelo que se anuncia, ou criar prestigio para o anunciante, que faz isso de maneira aberta sem encobrir suas intenções, matérias pagas.
Concordando ou não, este artigo é apenas para despertar curiosidade e provocar novas idéias a surgirem. Tenho certeza que muitos profissionais da área vão começar a se perguntar; Onde mais posso ousar? Quais os novos meios e locais que posso usar? Não vão?
Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA
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