Peça ajuda de advogado trabalhista quando se sente prejudicado



direito trabalhistaO direito trabalhista é uma das vertentes da advocacia que cuida dos interesses de empregados e empregadores. Também pode ser chamado de direito do trabalho ou laboral ela costuma ser estabelecida por um conjunto de normas que estão inscritas na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, na Constituição Federal (um conjunto de leis superior às outras no caso do sistema jurídico) e outras leis esparsas (leis incomuns e que não se encontram num código ou na Constituição).

Quando se entra em uma empresa na hora de assinar o contrato o trabalhador deve ler minuciosamente para não se sentir prejudicado no futuro. Infelizmente as causas trabalhistas ainda são uma das mais procuradas nos tribunais, muitos empregados que se sentem prejudicados buscam os seus direitos uma vez que o empregador não cumpriu sua parte do acordo. Em mais raras ocasiões o empregador é quem busca assistência jurídica trabalhista.

Quando Pedir ajuda a um advogado

O empregado costuma ser a pessoa física que presta serviços que são determinadas funções no ambiente de trabalho, e tem a dependência nos cargos e funções dados pelo empregador, tendo como remuneração um salário prescrito na CLT. O empregador é a pessoa jurídica, ou seja, a empresa que contrata o empregado mediante pagamento de salário.

Os direitos dos trabalhadores tem origem na Organização Internacional do Trabalho (OIT), que regulamentam as leis trabalhistas. Cada país possui as suas próprias leis baseadas nele. Desde que a humanidade lida com a relação empregador e empregado os direitos do trabalho vem sendo desenvolvido para que as condições sejam agradáveis e suportadas pelas pessoas.

Na época da revolução industrial as jornadas costumavam ser de 14 a 16 horas diárias e crianças trabalhavam sobre as mesmas condições que os adultos. As leis trabalhistas ajudaram a regulamentar e acabar com situações como esta. E muitos se perguntam quando é a hora de procurar um advogado para ver os seus direitos trabalhistas.

O melhor momento é quando se sente prejudica do de alguma maneira. Horas extras que não foi pago, exercer função que não está registrada no contrato ou carteira de trabalho, não receber salário conforme prometido, não receber benefícios também propostos, férias vencidas, falta de segurança, entre outros. Quando se é demitido ou se pede demissão pode se procurar um advogado para defender os seus interesses e garantir que todos os direitos sejam pagos. Muitas vezes danos morais acontecem e estes também devem receber atenção de um advogado. Garantir os seus direitos é fundamental.


Autor:


Artigos Relacionados


Direito Trabalhista Para Quem Trabalha Em Casa

Direito De FÉrias

Direitos Do Trabalhador - Clt -dispensa Justa Causa - Sem Justa Causa - Danos Morais - AssÉdio Moral - Advogado - Advocacia Trabalhista

A Rescisão Contratual E As Verbas Rescisórias

Intervalo De Uma Hora Para AlmoÇo E Descanso ? Meu PatrÃo NÃo Concede, Isto É Certo?

SalÁrio Complessivo ? Sendo Uma Das Muitas ConsequÊncias Negativas Do Emprego Informal, Certamente É A Mais Prejudicial.

Direitos Do Trabalhador Ao Se Desligar Do Emprego