Onde Urubu é Rei



Todo visitante se espanta com a quantidade de urubus que habitam a cidade. De imediato percebem que o urubu amazonense não é igual ao de nenhum outro lugar. Ele é mais astuto, mais corajoso, com um porte físico mais atlético. Ocupa as ruas, os becos, as calçadas, os fios de eletricidade ,os muros das casas alheias,com inevitável ar destemido, de quem realmente é o senhor do lugar.

As estatísticas comprovam que o número de urubus já é superior a quantidade de pessoas alfabetizadas ou então que terminaram o ensino fundamental.

Pela manhã, no raiar do dia, eles sobrevoam a cidade com os olhos bem abertos, à procura de animais que morreram durante a noite. Quem sabe, com algum esforço, acabam encontrando o cadáver de algum cidadão esquecido no matagal, não importando a razão da sua morte, que pode ser de parada cardíaca ou então furado a facão pelo contraventor.

Do alto, beirando as nuvens, iniciam a procura do desjejum. Logo que avistam um apetitoso manjar, descem com fúria incontida, posando, sem erro, em cima da carniça. Disputam cada víscera, cada naco de carne, para depois, satisfeitos, desfilarem pelas ruas e calçadas, não se incomodando com a presença de pessoas, carros e crianças que iniciam as brincadeiras matinais.

São muitos os urubus. Olham para os moradores com desmedida irritação, por estarem esses senhores, atrapalhando sua convivência com a cidade. Voam para cima da garotada, que teima em brincar de bola ou pira – pega .

Na hora do almoço preferem revirar olixo das casas, amontoados nas ruas, a espera de que o serviço público cumpra a sua parte. Disputam com os cachorros sem dono, restos de peixe ou galinha, apequena cobra morta a pauladas no quintal de alguma periferia.

Os mais audazes passam horas e horasse equilibrando na fiação da rede elétrica, mesmo naquelas conhecidas como de alta tensão. Na verdade, o que fazem, é um teste de coragem, pois muitas vezes um ou outro acaba virando torresmo, contribuindo assim para a falta de luz durante vários minutos.

O urubu é soberano. Seu andar cadenciado, de pescoço erguido. Sabe que o seu reinado ainda oserá por muito tempo, porque não existe caboclo macho que resolva de vez o problema da coleta do lixo e da falta de saneamento. Sabe que as prioridades são outras: fartas diárias destinadas à viagens desnecessárias, compra de produtos para a merenda escolar super faturadose até mesmo construção de postos de saúde que na verdade nunca saíram do papel.

O único personagem a desafiar o urubu é o rato. Dia desses, um urubu robusto e majestoso, quando sobrevoava o centro da cidade,viu um abusado rato se servindo do lixo urbano. Furioso, tal qual uma águia faminta, deu uma rasante sobre o animalde pelo acinzentado, segurando-o com sua garras, para depois arremessá-lo das alturas. Nem bem o rato espatifou-se no chão, o algoz o almoçou com muito prazer. Que servisse de lição aos demais comparsas, nada de desafios abusados.

Outra coisa que esta ave muito gosta de fazer é voar em círculos e semi círculos quando percebealgo agonizantelá em baixo nas ruas, misturado com a poeira. Ficam muito tempo armados de imensa paciência na espera do bote final. É o momento de se exibirem para suas fêmeas, mostrando o tamanho das asas, os volteios no ar feitos com súbita maestria, ou então, simplesmente passeiam pelo vento ocupando o tempo da espera.

Ser urubu nesta região é ter garantida, todos os dias, as três refeições. Nunca dormir de barriga vazia, sentir pena dos filhos que choram de fome, ou então não precisar pensar na comida do dia seguinte.

Ninguém jamais verá uma urubu na fila do banco esperando pela bolsa família ou qualquer outro benefício governamental. Ser urubu é estar acima destas quinquilharias. Nunca estarão vendendo bombons e outras guloseimas nos sinaleiros, correndo o risco de atropelamento e morte, bem antes de se completar os doze anos.

Desemprego então é coisa da qual nunca ouviram falar. Trabalho, para o urubu, tem todo dia: revirar os lixões, distribuir a carniça entre os filhotes, vigiar a cidade e a zona rural, não permitir que pedestres usem muito as calçadas,além de tomarem fartos banhos de chuva.

A densidade populacional do urubu é tão grande, que dia destes foi votado um requerimento na Câmara Municipal, mudando o nome da cidade para Urubulandya's City

A vida de urubu é tão boa que já tem muita gente batendo os braços fingindo que são asas, quem sabe um dia conseguirão voar. Outra grande vantagem é não precisar pagar imposto de renda e muito menos o IPTU.

Ser urubu aqui nestas paragens é dormir de cabeça feita, sem medo dos sonhos maus, aqueles povoados por impertinentes cobradores, pelo corte da energia elétrica que não foi paga por falta de dinheiro, ou então pelo grande pesadelo de ver os filhos irem para a cama de barriga vazia.

É voar acima dos problemas do homem comum. Chegar perto das nuvens, respirar ar puro e descer à terra com jeito de rei.


Autor: Jussara Whitaker


Artigos Relacionados


A Festa No Céu

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

A Perspectiva Construtivista De Ensino

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica

Dia-a-dia De Professora

O Doutor E O Caboclo

Morrer...